A influenciadora Viih Tube contou que a filha Lua teve de passar por uma cirurgia durante a primeira semana de vida. A bebê fez uma frenectomia, procedimento que consiste no corte da membrana debaixo da língua, que facilita a amamentação.
"A Lua nasceu com um 'freio' na língua, ela vez a frenectomia, mas, antes de fazer a frenectomia, ela mamou. Fez bolha de sucção, fez várias coisas. E eu saber que estava errado facilitou muito", descreveu a influenciadora nas redes sociais.
A avaliação do "freio" na língua dos bebês passou a ser obrigatória em 2014 com a criação da Lei nº 13.002, que impôs a realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês, ou o Teste da Linguinha.
No portal do Ministério da Saúde, é descrito que o exame permite detectar se uma possível alteração na língua afetará diretamente "na qualidade da amamentação do bebê e no desenvolvimento da fala, mastigação, deglutição e higiene oral". Segundo a instituição, o Teste da Linguinha visa evitar o desmame precoce.
O teste, porém, é alvo de discordâncias entre a comunidade médica. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), entrou com um pedido de revogação da lei em 2019, argumentando que a decisão foi publicada "sem consulta prévia às entidades envolvidas com esse aspecto da saúde da criança, sobretudo a Sociedade Brasileira de Pediatria".
De acordo com a SBP, o Teste da Linguinha ocasiona intervenções cirúrgicas desnecessárias e dificulta a identificação de casos mais graves. "Qualquer ação que proteja e promova o aleitamento materno deve ser estimulada, mas com critério e análise adequados, para que traga benefícios ao binômio mãe-bebê", escreveu a instituição.
Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira
Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste
Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis
Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente
Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio
Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis
Hospital de Base de Rio Preto capacita profissionais em Araçatuba para fortalecer a doação de órgãos
GS Inima SAMAR inicia obras de melhorias no sistema de esgoto da avenida Odorindo Perenha
Motorista morre em acidente de trabalho após ser atingido por reboque em Presidente Prudente
Polícia Civil prende homem suspeito de abuso sexual contra a filha em Tupi Paulista
Mais de 2 mil mulheres vítimas de violência são atendidas com auxílio-aluguel em São Paulo
Governo de SP lança edital do Programa Moradia Segura para policiais e agentes de segurança pública
Compartilhe