26/03/2024 • 11:56:00

Vinícius Júnior será o capitão da seleção brasileira em amistoso contra o racismo; veja vídeo

ESTADÃO CONTEÚDO



Vinícius Júnior será o capitão da seleção brasileira no amistoso com a Espanha, nesta terça-feira, em Madri. O atacante do Real Madrid foi escolhido pelo técnico Dorival Júnior por ser o protagonista natural da partida, organizada pela CBF e pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) para servir de marco na luta contra o racismo.

Será a estreia do jogador de 23 anos com a braçadeira de capitão da seleção. Vini Jr. tem 27 jogos pela equipe nacional, em 42 convocações, com três gols marcados. Titular no amistoso com a Inglaterra, no sábado, ele começará novamente entre os 11 nesta terça, a partir das 17h30.

O atacante será o protagonista da partida porque se tornou alvo de seguidos ataques racistas no futebol da Espanha e da Europa nas últimas duas temporadas. O maior deles aconteceu em partida do Real Madrid contra o Valencia, na casa do adversário, quando o brasileiro foi alvo de grande parte da torcida.

O episódio gerou forte repercussão mundial e quase criou uma crise diplomática entre Brasil e Espanha. Semanas depois, a RFEF tomou a iniciativa de organizar esse amistoso como símbolo de combate ao racismo na Espanha. A partida, abraçada pela CBF, ganhou até um slogan: "uma só pele, uma só identidade".

Ao mesmo tempo, o jogo ganhou uma identidade visual em referência à luta contra o racismo, desde a cor do ônibus que transportou a seleção até o uniforme a ser usado nesta terça. Antes do início da partida, no momento da execução dos hinos dos dois países, os jogadores da seleção brasileira vão usar uma jaqueta preta com a mensagem em português, inglês e espanhol, além de um 'patch' especial da partida, "uma só pele".

Na segunda, Vini Jr. concedeu entrevista coletiva na qual fez um dos seus maiores desabafos contra o racismo.

"Cada vez estou mais triste e tenho menos vontade de jogar. Mas não vou desistir", disse o atacante, entre lágrimas.

"Acredito que seja muito triste tudo que eu venho passando a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia vai aumentando. É muito triste, não só eu, mas todos os negros que sofrem no dia a dia. O racismo verbal é minoria perto de tudo que os negros passam no mundo", declarou o atacante. Veja o video abaixo: 

[redes]

O atacante também será protagonista porque jogará em casa nesta terça, no estádio Santiago Bernabéu, onde costuma brilhar com a camisa do Real Madrid.

"Vai ser um sonho realizado poder jogar na minha casa, no Bernabéu, com a camisa da seleção, onde sempre sonhei estar. E, pela primeira vez, com a torcida contra. Mas será um duelo importante para as duas equipes, que são das maiores do mundo. Faz tempo que não se enfrentam. Gostamos de jogar contra as melhores", afirmou o jogador.

Acidente envolvendo dois carros mata motorista carbonizado na BR-153 em Onda Verde

Tempestades no RS geram R$ 8 bilhões em prejuízos; no agro, perdas somam R$ 1,161 bi

Suspeito de matar jovem asfixiada se entrega na DDM em Ilha Solteira

Homem nu agride garota de programa à luz do dia em Mirassol; veja vídeo

Adolescente de 13 anos bota fogo no cabelo da colega dentro da sala de aula

Chuvas no Maranhão deixam 30 cidades em situação de emergência

Coronel Fábio Cândido relembra encontro com Bolsonaro em ‘missão’ no PL

Análise de veto é adiada e haverá 'saidinha' de presos no Dia das Mães

Mulher morre na mesma agência bancária em que 'tio Paulo' foi levado pela sobrinha

Polícia Rodoviária Federal prende dois homens com quase 100 tijolos de maconha na BR-153, em Rio Preto

Policia Civil prende pai e filho envolvidos com tráfico de drogas em Pirapozinho

Seis pessoas são presas por suspeita de estupro em abrigos no RS

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados