A Consolare, concessionária responsável pela gestão do cemitério da Consolação, em São Paulo, acaba de retomar, de forma ampliada, as tradicionais visitas guiadas gratuitas na emblemática necrópole.
Conhecido como um museu a céu aberto, o Consolação foi fundado em 15 de agosto de 1858 e possui túmulos de personalidades como Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo, Antoninho da Rocha Marmo, Mário e Oswald de Andrade, além de obras de arte de importantes escultores, como Victor Brecheret, Nicola Rolo, Luigi Brizzolara, entre outros.
Quem quiser conhecer as belezas da arte tumular e aprender mais sobre as personalidades públicas sepultadas no local, revivendo grande parte da história de São Paulo, basta reservar seu ingresso pelo site Sympla, de forma gratuita.
As visitas serão permanentes, exceto em dias de chuva, e as divulgações de datas acontecem bimestralmente, a cada dois meses, diretamente na página da Consolare na plataforma. O público já encontra cinco datas disponíveis até o final de julho. A próxima visita está prevista para acontecer nesta sexta-feira (30/06).
Além da facilidade na retirada virtual de ingressos, a retomada das visitas guiadas nesta nova fase, após a concessão do cemitério à Consolare, conta com outras novidades. A primeira delas é que as visitas passam a acontecer, uma vez por semana, em dias alternados, às sextas ou aos sábados, assim quem trabalha e não pode comparecer em dia de semana, conta com, pelo menos, dois sábados no mês para realizar a visita. Outra novidade é que agora as visitas serão em horário ampliado, com duas horas de duração: às sextas, serão das 14h às 16h, e aos sábados, das 10h às 12h.
Por fim, uma terceira novidade é que as visitas contam agora com dois guias: além do carismático Francivaldo Almeida Gomes, o Popó, que realiza as visitas guiadas há 20 anos no Consolação, o trainee Patrick Gomes acompanhará as visitas para aprender tudo sobre o cemitério. Ambos irão recepcionar turistas, estudantes, pesquisadores e paulistanos que querem explorar a necrópole.
Para o Gerente de Operações da Consolare, Fadlo Oliveira, “o Cemitério da Consolação é um local de valor cultural e histórico inestimável, e estamos comprometidos em preservar sua memória e promover o conhecimento sobre o patrimônio que abriga”.
Serviço: Visitas Guiadas no Cemitério da Consolação
Onde: cemitério da Consolação (R. da Consolação, 1660 - Consolação, São Paulo).
Quanto: Grátis – Retirar ingresso no Sympla (há limite de 50 ingressos por visita).
Quando: uma vez por semana, alternadamente, às sextas, das 14h às 16h, ou aos sábados, das 10h às 12h, conforme cronograma* abaixo.
Datas das próximas visitas:
Junho:
30/06 (sexta-feira): das 14h às 16h
Julho:
08/07 (sábado): das 10h às 12h
14/07 (sexta-feira): das 14h às 16h
22/07 (sábado): das 10h às 12h
28/07 (sexta-feira): das 14h às 16h
*Os ingressos serão disponibilizados bimestralmente no link.
Importante:
É solicitado aos participantes que cheguem com 15 minutos de antecedência e procurem a administração para seguir as instruções.
Em caso de chuva, a visita estará automaticamente cancelada e será necessária uma nova reserva de ingresso.
Homem ataca ex-mulher dez dias após deixar a prisão, em Rio Preto
Taxista é assaltado em Rio Preto
Homem é preso após disparar arma próximo a serv-festas em Rio Preto
Ciesp Noroeste Paulista retoma atividades do Núcleo de Jovens Empreendedores
Semana é marcada por tragédias envolvendo crianças em Rio Preto
Deic deflagra operação “Déjà Vu” contra jogos de azar em Rio Preto
Araçatuba adere ao programa Rios Vivos para revitalizar Córrego Alvoradinha e Lagoa do Miguelão
MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais
Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto
Homem é atacado com facão em Adamantina e corre risco de perder as pernas
Santa Casa de Buritama vai investigar morte de menina de seis anos ocorrida no último domingo
Dinheiro esquecido: saiba como consultar e resgatar valores a receber
Compartilhe