10/01/2024 • 17:35:00

Volatilidade e incerteza sempre pedem cautela da política monetária, diz diretor do BC

ESTADÃO CONTEÚDO



O diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, ponderou nesta quarta-feira, 10, que um cenário de volatilidade e incertezas sempre pede cautela por parte da política monetária. Em evento virtual promovido pelo JPMorgan, ele disse que a autoridade monetária tem sido muito transparente sobre as discussões em torno do ritmo de queda da taxa básica de juros, a Selic.

Guillen comentou que a sinalização dos próximos passos do colegiado tem sido na direção de duas reuniões à frente, mas evitou dar um horizonte para o patamar esperado para a Selic ao final do ciclo, argumentando que isso seria mais um ruído para o mercado financeiro, e não necessariamente um sinal sobre a atuação do Copom. "A comunicação dos próximos passos do Copom deve pesar entre ruído e sinal", disse.

Em dezembro, o Copom cortou a Selic pela quarta vez consecutiva em 0,50 pp, para 11,75% ao ano. O colegiado manteve a sinalização de que o ritmo de corte de 0,50 ponto porcentual continua sendo o mais apropriado para as próximas reuniões - no plural.

Na coletiva do último Relatório Trimestral de Inflação (RTI), o presidente do BC, Roberto Campos Neto, já havia enfatizado que essa mensagem vale para dois encontros: de janeiro e março de 2024. "Somos confiantes em manter o guidance para duas reuniões à frente", afirmou.

Guillen voltou a dizer que não há relação mecânica entre as decisões do Copom e o cenário internacional de juros, em especial sobre as decisões do Federal Reserve (Fed, o BC norte-americano). "Para o Copom, não há relação mecânica com o que o Fed tem feito", afirmou. Ele salientou que as decisões do colegiado levam em conta o arcabouço fiscal e a meta de inflação, e que assim continuará.

O diretor avaliou que alguns bancos centrais foram mais agressivos ao decidirem cortar os juros, enquanto outros estão mais dependentes dos dados a cada reunião sobre as taxas.

Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)

DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa

Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)

Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP

PF de Araçatuba e GAECO (SP) deflagram "Operação Abutre"

Motociclista morre em acidente na Rodovia Raposo Tavares, em Presidente Prudente (SP)

Boliviano é preso com drogas, em Regente Feijó (SP)

Sebrae-SP realiza mutirão para regularização de MEIs em Orindiúva

Iza posta look para o Grammy Latino em Miami

Famílias formadas por pretos e pardos representam 48% dos atendidos pela CDHU

Militar preso pela PF roubou dados de engenheiro para golpe de Estado

Homem é preso com cocaína escondida em casa e carro em Presidente Prudente

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados