Devemos contar calorias no nosso dia a dia?

Há tempos que as pessoas se preocupam com as calorias dos alimentos, influenciadas, principalmente, pelas dietas restritivas.

Contar calorias faz parte da rotina de muitas pessoas, o que pode transformar-se em algo angustiante, estressante, desgastante e frustrante.

Quando conta-se calorias, a pessoa deixa de considerar os alimentos como alimentos e começa a vê-los apenas como números. E, além disso, pode gerar o sentimento de culpa.

Será que saber quanto cada alimento tem de calorias é mesmo necessário?

Nosso corpo não é uma máquina industrial. Nas últimas décadas resumimos o funcionamento do nosso corpo a um cálculo de calorias, quando na realidade ele é muito mais complexo e está em constante mudança.

Analisa comigo, se a contagem de calorias funcionasse para regular o peso, os índices de obesidade e sobrepeso no mundo não teriam crescido 70% nos últimos trinta anos. Se o nosso corpo pudesse ser modelado por um simples cálculo matemático, o tal “fechar a boca” e malhar deveria solucionar todos os problemas de excesso de peso. Não é verdade?

Isso pode ter certo resultado em curto prazo, sim! “Fechar a boca” pode fazer você perder peso no início, mas sabemos que em 95% dos casos isso não se mantém em longo prazo e o corpo recupera o peso perdido ou, o que é pior, ainda mais.

É essencial mudar o foco. Prezar pela qualidade dos alimentos é muito mais importante do que considerar somente o valor calórico.

 

As nossas necessidades diárias de calorias dependem também de fatores como atividade física, estresse, meio ambiente, presença de doença, dentre outros.

Em resumo: cada corpo é ÚNICO!

WhatsApp: (17) 98173-8405

E-mail: nutricionista@beabanutricao.com.br

Instagram: @beabanutricao

Facebook: Marianne Rossi – Nutricionista & Health Coach

Autora: Marianne Rossi

Comentários