As perspectivas para 2023 quanto ao tratamento das doenças cardiovasculares

As perspectivas para 2023 quanto ao tratamento das doenças cardiovasculares  -


A medicina cardiovascular não pode parar. E 2023 está aí , ansioso por novidades, inovações e soluções concretas para tantas doenças cardiovasculares com altíssimo índice de mortalidade.

A pesquisa em ciências da saúde, notadamente no âmbito cardiovascular, requer a continua integração entre ciências básicas , ciências clínicas e a indústria. O maior incentivo para esta integração é a realidade de que as doenças cardiovasculares não escolhem faixa etária nem classe social e, quando diagnosticadas em estágio avançado, são  inexoravelmente letais.

O espocar de um novo ano não deveria consolidar o conformismo, mas por outro lado sedimentar a inquietude dos centros de pesquisa e pesquisadores, na busca de mais soluções e inovações.

Existem ainda desafios complexos a superar e certamente existe demanda de tempo para isto. Obviamente que não podemos atribuir ao ano de 2022 todo este fardo, mas podemos implementar novas metas , ações e soluções se efetivamente os três pilares - ciências básicas , ciências clínicas e indústria - estiverem atuando em equilíbrio, compensando as limitações de um com as iniciativas do outro.

Ainda enfrentamos a doença de Chagas , uma patologia descrita em 1909 e que tem relação direta com as condições de moradia e higiene. Nas últimas décadas, temos notado que o câncer e as terapias para tal são extremamente prejudiciais à boa função cardiovascular - em outras palavras , o câncer e a doença cardiovascular se uniram para nos matar em maior escala . A insuficiência cardíaca e o transplante de coração ora se casam, ora se divorciam, lamentavelmente não vivem a paz de um matrimônio eterno e, em meio a isto , os dispositivos mecânicos ou “coração artificial “ ainda requerem mais pesquisas, mais análises de custo e mais desburocratização.

A cirurgia cardiovascular tem vivenciado a era das técnicas de mínima invasão , por meio de incisões menores e incorporação tecnológica. No entanto, um dos sustentáculos da cirurgia cardiovascular- a chamada circulação extracorpórea- ainda se comporta de forma dicotômica . Explicando melhor - por meio da circulação extracorpórea , o cirurgião cardiovascular consegue parar o coração, esfriar e esquentar a temperatura corpórea e abrir o coração para reparar os defeitos. Fantástico isto ! Porém, este circuito artificial de circulação gera um processo inflamatório que, quando acentuado, pode até matar . Ainda precisamos buscar soluções concretas e efetivas para isto . A pesquisa  cardiovascular deve buscar cirurgias cada vez menos invasivas, mas é mister que haja também cada vez menos carga inflamatória.

Algumas terapias que constantemente permeiam o universo de várias especialidades médicas, como a imunoterapia e as células-tronco, poderiam ter mais destaque em 2023, sendo úteis não para algum tipo de patologia cardiovascular, mas preferencialmente com maior amplitude de aplicação clínica.

O ano de 2022 já deve estar cansado .Afinal , ele nem começou e a ele tantas atribuições e metas foram alocadas. Não há outra alternativa, pois as doenças cardiovasculares permanecem firmes e novas soluções precisam aparecer. Os centros de pesquisa e pesquisadores brasileiros têm  talento inquestionável para isto e as pessoas, sobretudo as mais carentes, geralmente têm pouco tempo para esperar . Talvez seja esta a perspectiva magna para 2023, quanto a medicina cardiovascular : a produção de soluções tem de superar a velocidade do tempo.

Siga o dr. Edmo Atique no Instagram!

Comentários