Por que as doenças nos surpreendem? Veja o caso do câncer e os casos de Maurilio e Aguero

Por que as doenças nos surpreendem? Veja o caso do câncer e os casos de Maurilio e Aguero  -


Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que tinha feito recentemente um check-up e que, mesmo com todos os exames normais, teve um infarto do coração ou um derrame cerebral?

Quantas vezes você já se deparou com amigos ou parentes que praticavam atividade física regulamente, mantinham uma boa alimentação e, ainda assim, foram encontrados mortos em sua residência ou no local de trabalho? Afinal, qual o mistério por trás de tantas fatalidades ou surpresas desagradáveis ?

Isto parece ser muito estranho e ainda pode gerar muita apreensão e temor sobre o risco de desenvolver alguma doença. Embora as doenças manifestem diversos sinais e sintomas, nem sempre estes são tão evidentes quanto parecem. Muitas vezes estes sinais e sintomas podem estar presentes, mas de uma forma tão silenciosa, tão discreta, que realmente foge de nossa percepção e, com o passar do tempo, nós terminamos por pagar o exorbitante valor de tão traiçoeira conta.

Quero mencionar como exemplos principais e muito recentes, os casos do cantor Maurilio e do jogador de futebol Sérgio Aguero. Entretanto, como estes dois casos consistem em duas surpresas negativas de caráter mais agudo, mais repentino, vou primeiro comentar sobre o caráter traiçoeiro de um câncer.

O câncer é uma doença que parece ser especializada em surpresas negativas. Vejamos alguns exemplos de situações que refletem ostensivamente este cenário:

Situação 1

Você tem uma “pinta” na pele e nunca se preocupou com a mesma . Um belo dia você nota que esta “pinta “ mudou de tamanho e de aspecto e, após exames detalhados, descobre um melanoma, um tipo maligno de câncer de pele.

Situação 2

Certo dia você acorda com a pele do rosto amarelada, situação conhecida como icterícia. Procura o médico, começa a investigação e descobre um câncer de pâncreas, já com metástases. 

Situação 3

Dor de cabeça é um sintoma muito comum. No entanto, aquela dor de cabeça extremamente forte, associada a tonturas e problemas visuais, pode indicar um câncer no cérebro. 

Situação 4

Você vai ao banheiro e se depara com quantidade razoável de sangue nas fezes. Faz a investigação e descobre um câncer de intestino.

Situação 5

Seu pai está reclamando muito de dor na região do quadril . Tudo parece ser uma questão muscular ou postural. Como a dor se intensifica, alguns exames mais específicos são feitos e um câncer de próstata, com metástases para coluna e ossos do quadril, é diagnosticado.

Após refletir sobre as 5 situações surpreendentes sobre o comportamento de um câncer, vejamos algumas particularidades sobre o cantor Maurilio e o jogador Sérgio Aguero.

O cantor Maurilio encontra-se internado em estado grave, após ter apresentando 3 paradas cardíacas. Como causa central de tudo isto, ele foi vítima de embolia pulmonar. Esta grave doença consiste no entupimento dos vasos sanguíneos do pulmão, especialmente as artérias, por verdadeiras massas de coágulos. Este entupimento impede que haja fluxo sanguíneo adequado dentro dos pulmões e prejudica a oxigenação. A parada cardíaca na verdade é acompanhada de uma parada respiratória e uma importante queda na chamada saturação - um índice que reflete a quantidade de oxigênio que está circulando em nosso sangue. 

A questão é - embora haja fatores de risco para uma embolia pulmonar, muitas vezes este evento ocorre de forma absolutamente silenciosa e fugaz, não dando nenhuma chance para que se desconfie e se faça alguma coisa preventiva. A pessoa pode estar caminhando na rua e, subitamente, apresentar uma embolia pulmonar fatal. Posso testemunhar que já vi casos de embolia pulmonar, nos quais a pessoa levanta da cama e segue poucos metros até o banheiro e, de repente, literalmente desaba.

No caso do jogador e agora ex-jogador Sérgio Aguero, o quadro é até mais intrigante. Uma pessoa jovem , 33 anos, atleta profissional, com suporte nutricional rigoroso e acompanhamento médico periódico. Este perfil de pessoa não seria o melhor protótipo para se pensar em aposentadoria precoce. Mas é o que aconteceu, em decorrência de uma arritmia cardíaca mais intensa e mais limitante. As arritmias cardíacas refletem um descompasso do ritmo cardíaco, devido a uma diversidade ampla de fatores.

E nem sempre os exames de rotina poderão apontar esta ocorrência. Da mesma forma, não é pelo fato de ser um atleta, que não haja risco ou mesmo propensão genética para uma arritmia cardíaca.

Diante de tudo que foi discutido, concluímos que as doenças efetivamente nos surpreendem, não escolhem idade, perfil profissional e nem data para acontecer. Fazer exames periódicos, cuidar do corpo e mente, manter uma alimentação saudável e ouvir conselhos e orientações dos especialistas, são medidas prementes e mandatórias. Entretanto, a margem de segurança garantida por exames normais e hábitos exemplares nunca será 100%. O câncer pode boicotar esta margem de segurança, tal como uma embolia pulmonar e arritmia cardíaca, como nos caso de Maurilio e Aguero. Devemos ter a consciência e fazer nossa parte, sem esquecer daquilo que pode ser imponderável e, contra o qual, nossas armas são extremamente limitadas.

Gostou deste artigo? Siga o dr. Edmo Gabriel no Instagram

Comentários