Por que as mulheres não deveriam ter medo da menopausa ?

Mulheres na menopausa não estão velhas; estão na verdade vivenciando uma nova fase de suas vidas com algumas particularidades

Por que as mulheres não deveriam ter medo da menopausa ? -


Não é exagero dizer que as mulheres sofrem muitas variações hormonais ao longo da vida e que isto ocasiona mudanças significativas do ponto de vista físico e emocional. O fato das mulheres, em geral, serem mais sensíveis e, ao mesmo tempo, mais minuciosas e detalhistas, está diretamente relacionado a estas múltiplas oscilações hormonais. Caso entrevistássemos um grande número de mulheres, questionando qual é o período da vida mais temido por elas, a resposta predominante seria a menopausa. Isto porque as mulheres estão cada vez mais conscientes de que, na menopausa, os sinais de envelhecimento físico e instabilidade emocional tendem a ficar mais evidentes. 

Realmente temos de reconhecer que esta sensação de que mudanças ocorrerão no corpo e na mente, possivelmente acusando que a fase de maior jovialidade pode estar no fim, acaba sendo avassaladora para qualquer mulher. Sendo mais específico, a menopausa, que consiste numa fase de queda acentuada dos hormônios femininos(estrógeno e progesterona), seria também preditiva de alguns efeitos colaterais indesejáveis, como a quase certa impossibilidade de engravidar, sinais de envelhecimento da pele e risco cardiovascular aumentado. 
Estes efeitos indesejáveis são os fatores que nutrem este pânico que permeia a mente das mulheres, às vésperas da menopausa. Desta forma, um trabalho direcionado e de caráter preventivo, a partir dos 20 anos de idade, pode ser muito útil e interessante na contenção desta terrível ansiedade. 
Ainda que a idade exata para o início da menopausa seja variável, todas as mulheres crescem ouvindo de suas mães e avós, relatos acerca de como foi a menopausa delas, quais foram os sintomas, se houve ou não necessidade de reposição hormonal e se a busca por medidas cardiológicas preventivas foi suficiente ou não. 

Mas, afinal, diante de todas estas considerações acima, onde quero efetivamente chegar nesta discussão? Acredito que as mulheres estejam com esta dúvida neste momento. Eu responderia da seguinte forma - como o assunto principal é o medo e ansiedade diante da inevitável chegada da menopausa, por que não mudar este ponto de vista negativo? Por que não dedicar um tempo especial para as mulheres, desde seus 20 anos, fazendo um trabalho multidisciplinar de conscientização e de motivação, mostrando que a menopausa não pode ser vista como sinônimo de decadência fica e mental. Ao contrário, criar planos de contingência para estas mulheres, individualizando aspectos da alimentação diária, terapias regenerativas para o corpo e mente, atividades esportivas, atividades culturais e terapias motivacionais, poderiam ser estratégias para quebrar este paradigma negativo da menopausa e para permitir vivenciar a menopausa com maior naturalidade e plenitude.

Em minha rotina de consultório, tenho constatado que muitas mulheres no período de menopausa costumam dizer que “estão velhas “. Precisamos encerrar e sepultar este conceito. Mulheres na menopausa não estão velhas; estão na verdade vivenciando uma nova fase de suas vidas com algumas particularidades. Estão adentrando um novo universo que requer conscientização e moderação mas que, jamais, pode ser abolido o amor por si próximo, a vaidade e o senso de uma autoestima elevada.

Enfim, o temor quanto a menopausa deve ser combatido , pois, além da força anímica de querer enfrentar esta fase com total naturalidade, um trabalho feito por uma equipe multidisciplinar poderá ser determinante em prevenir as doenças cardiovasculares, o envelhecimento físico e a instabilidade emocional. Este suposto terror relacionado a menopausa poderá ser tranquilamente convertido numas das melhores fases da vida da mulher.

Comentários