Se você quiser viver mais, cuide de seu sono noturno

Se você quiser viver mais, cuide de seu sono noturno  -


Quantas vezes você já foi ao cardiologista e recebeu a orientação para praticar atividade física com regularidade?

Quantas vezes você foi ao cardiologista e saiu com uma lista de orientações alimentares para melhor controle do peso?

A doença cardiovascular é e sempre será algo preocupante e motivo de apreensão, pois as taxas de infarto do coração, derrame cerebral e morte súbita assustam e “tiram” o sono de qualquer pessoa. A doença cardiovascular não escolhe idade nem sexo, ela atinge pessoas que não adotam hábitos saudáveis ao longo da vida.

Mas por falar em “tirar” o sono , eis que este é o ponto que merece muita atenção. O sono noturno, ou mais especificamente a qualidade do sono noturno, tem sido cada vez mais reconhecido como um importante fator de prevenção da doença cardiovascular. Para ser ter uma ideia, existe uma famosa lista de itens relativos a qualidade de vida e prevenção da doença cardiovascular que, até pouco tempo atrás, ainda não apontava o sono noturno como algo tão essencial e prioritário.

No entanto, cientistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Columbia recentemente apresentaram resultados de uma pesquisa que mostrou a necessidade de incluir o sono noturno na lista de itens essenciais a saúde cardiovascular.

Veja esta lista completa abaixo:

1. Parar de fumar 
2. Comer melhor
3. Manter-se ativo 
4. Controlar o peso
5. Controlar a pressão arterial 
6. Controlar o colesterol 
7. Redução dos níveis de açúcar no sangue 
8. Sono noturno saudável 

Quando se fala em doença cardiovascular, estamos na verdade alertando sobre um processo patológico muito grave chamado aterosclerose ou simplesmente o depósito de gordura dentro das artérias. Aterosclerose é um processo que se inicia na infância, quando normalmente subestimamos os erros alimentares das crianças e a própria obesidade infantil. Com o passar dos anos, os efeitos de uma alimentação desregrada, do estresse e de eventuais vícios como tabagismo e etilismo, culminam com os entupimentos de artérias e a ocorrência de eventos potencialmente letais, como o infarto do coração e o derrame cerebral.

Esta relevante pesquisa da Universidade de Columbia nos faz repensar sobre alguns hábitos simples, como os cuidados para se manter um sono noturno saudável. Mas, entendam bem, esta pesquisa deixou extremamente claro que o sono noturno saudável está diretamente relacionado aos outros sete itens de qualidade de vida. O sono noturno saudável não está isolado neste “mar” de fatores preventivos. Para tornar mais clara esta correlação, poderíamos exemplificar da seguinte forma : uma pessoa que pratica atividade física com regularidade tende a dormir melhor , da mesma forma que uma pessoa que mantém um sono noturno saudável consegue ter maior disposição para buscar a prática de atividade física.

Um sono noturno saudável seria um ciclo de sete a nove horas de descanso ininterrupto. As pessoas que dormem menos de sete horas por noite estão mais propensas a desenvolver diabetes, obesidade e hipertensão arterial. Também existe uma relação direta entre poucas horas de sono e o surgimento e agravamento de doenças crônicas, como o câncer, insuficiência cardíaca, depressão e mal de Alzheimer.

O equilíbrio de nossas funções orgânicas depende do descanso noturno. Quando este ciclo noturno estiver ajustado a outros hábitos saudáveis, como o controle do peso e a prática de atividade física, a possiblidade de desenvolver doenças tende a ser consistentemente menor. Seria um erro subestimar nossas horas de sono noturno e somente priorizar outros itens da lista. Na verdade, se realmente quisemos viver mais e com qualidade, deveríamos cuidar mais de nosso sono noturno.

Siga o médico Edmo Atique no Instagram!

Comentários