Sensação de angústia no peito: o que é e o que fazer

A primeira recomendação é não querer esconder os sintomas e ficar sofrendo solitariamente

Sensação de angústia no peito: o que é e o que fazer  -


Em minha rotina de consultório, tenho me deparado com pessoas com uma queixa relativamente frequente - sensação de angústia no peito . Também tenho notado que a pandemia do coronavírus tem um papel destacado na ocorrência deste sintoma .De qualquer forma, quando a pessoa me procura com este sintoma, ela realmente não está bem, está aflita, agitada e inconformada por não entender o que está acontecendo. Paira no ar um certo grau de desespero tendo em vista a possiblidade de um infarto do coração como explicação para aquele quadro.

Esta sensação de angústia no peito se expressa por meio de alguns sintomas como palpitações, falta de ar, dor no peito e um certo formigamento na região torácica. Todos estes sintomas, cada qual na sua intensidade, gera um turbilhão de tensão e preocupação na cabeça desta pessoa, a ponto de procurar desesperadamente um cardiologista ou uma emergência hospitalar.

Não tem como negar que os sintomas desta angústia de peito se confundem com o cenário de um eventual infarto do coração. Não é exagero, também, que a pessoa que esteja com estes sintomas entre em pânico diante do medo de “estar morrendo“.

Mas, afinal, o que seria então este cenário de angústia no peito? Em geral, este quadro decorre de uma instabilidade emocional muito grande, uma nítida dificuldade de estabilizar sensações como medo, ansiedade, frustração e impaciência. Nossa região torácica, sobretudo os músculos peitorais, podem ser acentuadamente atingidos pelos impactos desta instabilidade emocional. Além disso, muitas terminações nervosas - externas e internas - desta região peitoral podem ser muito estimuladas diante de tais sentimentos negativos, ocasionando sintomas muito semelhantes ao infarto do coração.

Então poderíamos descartar o infarto do coração em todas as situações nas quais esta sensação de angústia no peito estiver presente? Claro que não , na medicina nada é tão exato quanto possa aparentar. No entanto, não podemos também fazer um cateterismo cardíaco ou indicar uma cirurgia cardiovascular para todas as pessoas que estejam enfrentando esta angústia.

Diante desta sensação de angústia no peito, principalmente quando este cenário for recorrente na rotina de uma pessoa, a primeira recomendação é não querer esconder os sintomas e ficar sofrendo solitariamente. Não se deve ter vergonha de comentar com alguém próximo e buscar uma ajuda especializada, esta última preferencialmente multiprofissional.

A segunda recomendação seria buscar um entendimento concreto acerca do que está acontecendo, ou seja, fazer uma autocrítica para determinar o que pode ter iniciado todo este processo, em quais situações esta sensação aparece com maior intensidade, quais as caraterísticas desta dor no peito (queimação, aperto, formigamento), se existe relação com algum esforço físico; enfim, tentar de alguma forma traduzir esta sensação estranha em elementos mais elucidativos.

Estas duas recomendações devem ser complementadas por uma avaliação médica criteriosa, realização de alguns exames para diferenciar os possíveis diagnósticos e a seleção de algumas modalidades terapêuticas, sejam estas medicamentosas ou não.

O mais importante é não deixar de se expressar para o médico, relatar tudo em detalhes, não ter vergonha de falar a verdade. Esta sensação de angústia no peito não é balela, não é subestimável, precisa de uma abordagem séria para garantir que o aspecto emocional seja controlado e qualquer possibilidade de um infarto do coração seja efetivamente descartada.

Para mais informações sobre sua saúde, siga o Dr Edmo no instagram @edmoatiquegabriel.

Comentários