Tenha cuidado com os sustos

Tenha cuidado com os sustos -


Quem nunca levou um susto? Pode parecer estranho e exagerado, mas um susto, dependendo da magnitude e da circunstância, pode até matar. Desta forma, existiria prevenção para não se alterar fisica e emocionalmente após um susto ? Será que o ser humano é capaz de se manter absolutamente frio e inerte diante de uma situação de pânico e de imprevisibilidade?

São tantas as dúvidas sobre esta questão do impacto de um susto em nossa saúde, que algumas considerações de ordem prática tornam-se passíveis de contextualização.

Primeiramente caberia a questão - o que é de verdade um susto ? Pode-se ressaltar que toda e qualquer situação ou contexto, no qual uma pessoa é surpreendida ou intimidada de forma súbita, gera um susto e uma subsequente e imediata reação instintiva - gritos, choro, fuga e entrega total. Acompanhando estas possíveis reações instintivas, seguem as manifestações orgânicas , como transpiração, mãos frias, cólica abdominal e sensação de desfalecimento. Baseado nesta análise, já se nota que levar sustos não é tão inofensivo e subestimável quanto possa parecer. Além disso, é inevitável acrescentar que o coração humano é um dos mais importantes alvos , no que se refere às manifestações orgânicas após um susto.

Antes de comentar um pouco sobre os fenômenos e consequências biológicas que um susto pode ocasionar, como também as possíveis formas de desequilíbrio físico e mental que podem ser vivenciados, gostaria de apresentar situações do cotidiano que refletem o que seria efetivamente um susto.

Situação 1

Seu telefone toca na madrugada e, quando você atende, recebe a notícia de falecimento de um parente muito querido. Literalmente o susto é tão grande que parece que você “perde o chão “. Você não sabe o que fazer, se chora , se acredita naquilo , não sabe como proceder. 

Situação 2

Você presta um concurso e não sai muito confiante da prova . Quando o resultado é divulgado, você se depara com o seu nome na lista dos aprovados . Que felicidade extrema ! Mas que susto também , já que não era esperado! 

Situação 3

Você está dirigindo calmamente numa estrada,
quando, subitamente, você é surpreendido por um animal cruzando a pista . Você é obrigado a desviar rapidamente e quase perde o controle da direção . Quantos sustos como este resultam em acidentes fatais ! 

Situação 4

Sua esposa comunica que está grávida e aquele sonho de ser pai está prestes a se concretizar. Entretanto, meses depois, vem uma confirmação que você não esperava : são trigêmeos ! Quem disser que não sente um “frio” na barriga diante desta notícia , deve estar mentindo.

Situação 5

No trânsito caótico das grandes cidades, é muito comum usar a buzina para sinalizar e alertar sobre algo . No entanto , podemos estar distraídos e aquele ruído da buzina pode gerar um tremendo susto. 

Situação 6

Sabe aquela brincadeira tradicional de vir por trás de alguém e gritar ou estourar um saco plástico ? Não tem como não se assustar e até ficar descompensado - alterações de pressão , “batedeiras”, suor frio . Portanto, muito cuidado pois nem todas as pessoas toleram bem este tipo de prática. 

Situação 7

Durante a copa do mundo de 2006, o humorista Bussunda jogava uma “pelada “ quando , subitamente, começou a sentir uma forte dor de cabeça , ficou pálido , sentiu tontura e, em poucas horas, estava morto em decorrência de um infarto do coração . O susto certamente foi grande para todos que estavam com ele naquele momento .

Situação 8

O jogador dinamarquês Eriksen corre até a lateral do campo para dominar a bola e, sem motivo aparente, desaba no gramado, sem nenhum reflexo e com os sinais vitais muito frágeis. O susto das pessoas traduziu-se pelo desespero e perplexidade .

Situação 9

Novembro de 2016 . O avião da Chapecoense segue para Colômbia e, minutos antes da aterrisagem, tudo se apaga devido a uma pane seca . Conseguem imaginar o susto daquelas pessoas dentro do avião ? Susto diante da iminência da morte .

Situação 10

Seu maior desejo é emagrecer. Faz de tudo por este objetivo e não consegue . Seu organismo parece não te ajudar. Em certo momento , você nota que sua aparência começa a mudar e as roupas ficam largas . Não seria uma boa notícia ? Nem sempre - você faz alguns exames e seu diagnóstico é câncer ! Que sensação terrível de susto !

Situação 11

Em época de frio, as pessoas deveriam se preocupar com o choque térmico e também com maior disciplina na alimentação e hidratação. Tudo isto para evitar doenças respiratórias, infecção pela COVID-19 e agravos cardiovasculares como infarto do coração e derrame cerebral . No entanto, pessoas mais jovens abusam de atividades físicas ao ar livre, sem a devida proteção. Um grande susto pode estar a caminho - picos de pressão arterial , arritmias e até infarto são ocorrências que poderão surpreender estas pessoas .

Muito cuidado com os sustos. De uma brincadeira simples até uma notícia inesperada - os sustos determinam mudanças em nosso organismo, alterações bioquímicas, hormonais e comportamentais. Nenhum de nós está isento de uma reação orgânica intensa e desequilibrada, podendo cursar com complicações graves e irreversíveis, como no caso de um infarto do coração ou um derrame cerebral. 

Na dependência da personalidade da pessoa, o resultado do susto pode ser até pior e mais precoce. Pessoas com mais controle emocional podem suportar um pouco mais, mas, ainda assim, sentem bastante o impacto de situações de perplexidade e intimidação. No caso das pessoas de “pavio curto” ou muito sensíveis, uma simples brincadeira pode ocasionar diversos impactos físicos e emocionais. Quando a carga de sustos ou traumas é muito intensa ou até cumulativa ao longo da vida, as pessoas podem
precisar de um rígido acompanhamento médico e de psicoterapia. 

Teria como se preparar melhor para enfrentar os sustos ao longo da vida ? Eis a questão que exige um apoio multiprofissional desde a infância, desde a fase de formação da personalidade. Sem falar que a fase da gestação, dependendo dos traumas físicos e emocionais que a mulher vivencia, pode ser determinante para esta maior ou menor reatividade da criança e do futuro adulto frente aos traumas e sustos que a vida impõe.

Estejamos, portanto , muito atentos a tudo isto . Afinal , a vida normalmente é repleta de sustos , enfrentamentos súbitos e provações inesperadas. Basta estar vivo que os sustos fatalmente virão!

Siga Edmo Gabriel no Instagram

Comentários