Você sabia que o café pode tanto estimular como te deixar cansado?

Você sabia que o café pode tanto estimular como te deixar cansado? -


Um bom cafezinho ao acordar sempre energiza nosso corpo. Sentimos aquela sensação de disposição para iniciar o dia, realizar todas as tarefas previstas e cumprir com todos os nossos compromissos. Um outro cafezinho após o almoço ou alguns cafezinhos ao longo do dia fazem parte da rotina de inúmeras pessoas, quase como um ritual que se repete, demonstrando a sensação de bem-estar que esta bebida agrega ao nosso corpo e mente.

Recentemente, o jornal New York Times retomou uma importante discussão sobre o “paradoxo do café “, ou seja, o café poderia exercer efeitos completamente opostos em nosso corpo e nosso comportamento. Para ficar mais fácil esta compreensão, deveríamos ter em mente que o café possui alguns efeitos de curto prazo e outros efeitos mais cumulativos. Segundo o professor Mark Stein da Universidade de Washington, tomar café melhora bastante nossos níveis de atenção, facilitando as tarefas que exigem foco e concentração. Estes seriam os efeitos de curto prazo.

Por outro lado, os efeitos cumulativos do café podem ser muito diferentes do que esperamos, causando uma sensação de pressão para dormir. Na prática, as pessoas que tomam habitualmente bastante café iriam se sentindo mais predispostas ao sono,no decorrer do dia, e não mais tão dispostas e energizadas como nas primeiras horas do dia.

Quanto mais bebemos café ou quanto mais frequente nosso hábito de beber café, mais nosso corpo vai desenvolvendo tolerância a isto, o que significa que os efeitos energizantes esperados começam a aparecer cada vez menos em nosso corpo e a sensação de cansaço e sono vai ficando cada vez maior. Nosso fígado começa a produzir proteínas que quebram e eliminam a cafeína de nossa circulação sanguínea muito mais rapidamente, a medida que consumimos café em grande quantidade.

O consumo diário e em grandes quantidades de café também pode acarretar algumas manifestações indesejáveis como desidratação, picos de açúcar no sangue e letargia - sensação de moleza no corpo . Segundo os cientistas que estudam estes efeitos cumulativos do café, a melhor estratégia seria parar de tomar café por uns dias, a fim eliminar totalmente  a cafeína de nosso organismo e, dali em diante, consumir o café de forma mais ocasional. O café deveria ser motivo de diversão e não de uma dependência.

 Eles ponderam que não devemos depender do café como fonte energética, mas sim priorizar atividades físicas e exposição a luz solar como formas mais benéficas e naturais de energização física e mental. E, mais do que tudo, a qualidade de nosso sono noturno teria de ser nosso objetivo maior, como garantia de saúde plena e longevidade saudável.

Um cafezinho é sempre bem-vindo . Basta que tenhamos o entendimento sobre os benefícios e os efeitos cumulativos do café, para não  prejudicarmos nosso desempenho em atividades profissionais e também não acarretarmos efeitos adversos a nossa saúde.

Siga o dr. Edmo Atique no Instagram

Comentários