Cardio ou Musculação, qual devo treinar primeiro?
Você já deve ter tido essa dúvida em algum momento, o que eu devo fazer primeiro dentro de uma mesma sessão de treinamento? O que seria mais recomendado e porque eu deveria me atentar quanto a isso?
O QUE É TREINO CÁRDIO
Primeiro devemos recordar que treino Cárdio é aquele exercício aeróbio ajustado para o seu nível de condicionamento, de acordo com volume x intensidade ideais, se você não sabe do que estou falando, consulte a matéria “A diferença entre treino Cardio e exercício Aeróbio” e depois volte para esta e seguimos em frente.
Segundo ponto importante é que você não deve confundir treino Cárdio com aquecimento, o treino cardio irá trabalhar melhorando a sua aptidão cardíaca (condicionamento de resistência aeróbia) e o aquecimento tem função única de preparar toda a sua parte fisiológica para o treino, a fim de elevar a frequência cardíaca (e por consequência todas as outras adaptações involuntárias) para que você possa realizar o seu treino com maior segurança, diminuindo as probabilidades de lesões.
Alongamento também não é exclusivamente aquecimento (existe uma variação denominada Alongamento Dinâmico, que pode ser utilizada para aquecer), como o tema Aquecimento e Alongamento são vastos, precisaremos de uma atenção especial para tratar do assunto, portanto abordarei sobre isso em uma próxima matéria.
Para não desviarmos do nosso foco aqui, entenda que o treino cárdio é aquele que te proporcionará principalmente ganhos em capacidade de VO2 (consumo máximo de oxigênio), sendo um treino aeróbio em que você irá buscar a fadiga. Basicamente este treino te fará resistir à fadiga por mais tempo e em maiores intensidades de trabalho.
SISTEMAS CARDIOVASCULAR E CARDIORRESPIRATÓRIO
Muitas vezes utilizados como sinônimos, os sistemas cardiovascular e cardiorrespiratório apresentam diferenças, embora sejam utilizados em conjunto tanto em repouso quanto em exercícios aeróbios.
O sistema Cardiovascular atua na parte circulatória, e o sistema Cardiorrespiratório na parte respiratória, ambos associados ao Miocárdio (coração), visto que ambos atuam sobre a capacidade de resistência aeróbia, trataremos com este termo a capacidade adaptativa fisiológica máxima durante o exercício aeróbio (diretamente relacionada ao VO2máx).
Devemos entender que o coração em si não fadiga (afinal o coração fadigar significa parar de bater) mas sim a musculatura alvo envolvida no exercício, ou seja, a fadiga periférica (como por exemplo as pernas queimarem muito, após uma corrida de longa duração). Ser levado ao limite da capacidade de resistência aeróbia te faz ficar extremamente cansado (respiração, energia, e queimação muscular) a ponto de parar o exercício imediatamente.
Portanto, para sabermos o que vem primeiro, treino cárdio ou musculação precisamos entender melhor sobre os tipos de fibras musculares e suas exigências durante ambos os trabalhos.
TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES
Nós podemos classificar as fibras em três tipos:
Fibras tipo I: contração lenta e altamente resistentes à fadiga (predominantes no metabolismo aeróbio)
Fibras tipo IIa: características intermediárias (aeróbias e anaeróbias)
Fibras tipo IIb: contração rápida e pouco resistentes à fadiga (predominantes no metabolismo anaeróbio)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tendo em base os tipos de fibras e suas exigências metabólicas, fica fácil deduzir que para desfrutar de sua maior capacidade e atingir níveis melhores de intensidade e volume de trabalho devemos focar primeiramente em exercícios de exigência predominante de fibras tipo IIb (pois ela irá fadigar mais rápido).
Assim, primeiro devemos trabalhar com a musculação para recrutar o potencial máximo de fibras IIb, e em seguida faremos o treino cárdio que tem baixa exigência de fibras IIb e alta exigência de fibras tipo I, assim potencializando os dois trabalhos, visto que um não implicará negativamente no metabolismo do outro (treinamento concorrente).
ORDEM DE TRABALHO IDEAL
Aquecimento
Musculação (treinamento resistido)
Treino Cárdio (treinamento de resistência aeróbia)
Volta à calma (desaquecimento, alongamento)
Prof. Leandro Warick
Personal Trainer e Master Coach
www.leandrowarickpersonal.com.br
Comentários