10 novos radares entram em operação a partir de hoje em Rio Preto

O radar já instalado no cruzamento da avenida José Munia com a marginal Arthur Nonato vai passar a autuar motoristas e motociclistas que fizerem a conversão à esquerda - que é proibida pela sinalização

10 novos radares entram em operação a partir de hoje em Rio Preto - SMCS


A partir desta terça-feira (3) começam a operar em São José do Rio Preto (SP), os 10 novos radares instalados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança.


O radar já instalado no cruzamento da avenida José Munia com a marginal Arthur Nonato vai passar a autuar motoristas e motociclistas que fizerem a conversão à esquerda - que é proibida pela sinalização.

A medida foi tomada depois que estudos técnicos da pasta demonstraram que o desrespeito à sinalização no local é recorrente.

“O objetivo principal de proibir essa conversão é permitir que os motoristas que vêm pela marginal possam atravessar a José Munia nos horários de pico. Quando um motorista faz a manobra irregular e o semáforo fecha, ele acaba tomando o lugar de quem vem regularmente pela marginal”, explicou o secretário da pasta, Amaury Hernandes.

De acordo com o artigo 207 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), realizar conversão à esquerda em local proibido pela sinalização é infração grave, que gera cinco pontos na carteira de motorista. A multa é de R$ 195.23.

Velocidade

Dos 10 novos equipamentos, cinco são de velocidade, três de avanço de sinal e velocidade, e dois de lombadas eletrônicas. Esses aparelhos foram instalados ao longo dos últimos três meses, quando foi aberto o período educativo.

Autuações

Segundo um levantamento feito pela Secretaria de Trânsito, em média, dez autuações por excesso de velocidade são registradas por hoje na cidade. Entre janeiro e novembro de 2022, 79,2 mil motoristas foram multados por esta infração nas vias urbanas.

Destes, 65,3 mil por exceder a velocidade permitida em até 20%. Outros 2,4 mil foram multados por dirigir acima de 50% da velocidade permitida.