Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Reconhecimento internacional destaca contribuições da instituição na área médica e científica

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo  - Internet


Dois docentes da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) foram incluídos em um ranking internacional elaborado pela Universidade de Stanford (EUA), que reúne os cientistas de maior impacto em 2024. O resultado reforça a relevância da instituição, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Estado de São Paulo, na produção de conhecimento de ponta e na formação de profissionais comprometidos com a pesquisa e a prática médica.


Entre os destaques está o virologista Prof. Dr. Maurício Lacerda Nogueira, diretor adjunto de Pós-Graduação da Famerp, que aparece pela primeira vez na lista. Com mais de 13 mil citações em estudos científicos, ele é referência em pesquisas sobre viroses. Sua atuação foi decisiva para demonstrar a ineficácia da cloroquina contra a Covid-19, além de ter contribuído para o avanço de métodos diagnósticos e para as pesquisas que subsidiaram o desenvolvimento da vacina contra a dengue pelo Instituto Butantan.

Também integra o ranking a Profa. Dra. Suzana Margareth Ajeje Lobo, chefe do Laboratório de Sepse da Famerp. Reconhecida internacionalmente, sua produção científica é voltada ao estudo da sepse, incluindo a identificação de biomarcadores inflamatórios em pacientes críticos, técnicas de monitoramento hemodinâmico e estratégias que buscam melhorar a sobrevida e a recuperação de pacientes graves em unidades de terapia intensiva.