400 mil trabalhadores temporários devem ser contratados no fim de ano

Datas festivas no último trimestre contribuem para aumentar demanda de mão de obra em diversos setores da economia

400 mil trabalhadores temporários devem ser contratados no fim de ano - Agência Brasil


400 mil vagas temporárias devem ser geradas no último trimestre do ano, segundo aponta a projeção da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). Datas festivas contribuem para o aumento desta demanda. 


No mês de outubro, o setor de indústria irá contratar trabalhadores para ajudar nos segmentos de alimentos, farmacêutico, embalagens, metalurgia, mineração, automobilístico e agronegócio.

Já nos meses de novembro e dezembro, o destaque será o comércio, seguido pelo departamento de serviços para pessoas físicas. 

"Com a proximidade do Natal, o comércio abrirá muitas vagas temporárias. Assim, quem está desempregado deve ficar atento a essas oportunidades que vão surgir. A grande dica para o trabalhador é procurar uma agência de trabalho temporário. No site da Asserttem ele consegue ter acesso à lista de agências associadas e registradas no Ministério da Economia, dividas por estado", destaca o presidente da associação, Marco de Abreu. 

A entidade ainda aponta para a possibilidade de contratação permanente.

"Neste período de pandemia, estimamos que 20% dos trabalhadores temporários serão efetivados. É um número bastante expressivo", declara.

Em setembro, as contratações provisórias surpreenderam positivamente, totalizando 186.940, ou seja, um aumento de quase 42% frente as 131.761 do ano passado no mesmo mês.

"O trabalho temporário torna seu legado nessa pandemia e assume o papel de protagonista como uma importante solução para a sobrevivência das empresas e o combate ao desemprego, ao ser utilizado para substituição transitória e para demanda complementar de serviços de forma rápida, eficaz e segura", conclui ele.