70 anos da TV brasileira: conheça 5 personalidades essenciais na história da telinha

​Foi no dia 18 de setembro de 1950 que a comunicação brasileira ​mudou para sempre. Foi neste dia que a primeira estação de TV do Brasil, a TV Tupi, entrava no ar comandada pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand.

De lá para cá, a televisão se tornou o ponto focal de quase todas as residências brasileiras, graças ao talento de seus artistas e à variedade de sua programação.


A seguir, relembre cinco personalidades​ que moldaram a evolução da TV no Brasil.

SILVIO SANTOS

70 anos da TV brasileira: conheça 5 personalidades essenciais na história da telinha -


É impossível falar da TV no Brasil sem falar de Silvio Santos, o “Dono do Baú”. O empresário e apresentador mais conhecido do país começou a vida como camelô, animador de eventos​ e locutor. Depois, como apresentador, SS passou pela grade da Globo, antes de fundar a própria emissora, a TVS, que depois se tornaria o SBT, em 1981.

Considerado um mito da comunicação e no ar há décadas, Silvio é o apresentador que há mais tempo comanda seu show de auditório no país, o Programa do Silvio Santos, no ar desde 1963.

HEBE CAMARGO



Musa da televisão brasileira, Hebe Camargo é uma estrela do rádio e da televisão brasileira. A apresentadora estava lá quando a primeira transmissão começou, em 1950, após ser convidada por Assis Chateaubriand, além de fazer história no SBT com o programa 'Hebe', que trazia, no sofá mais disputado do país, entrevistas divertidíssimas e às noites dos brasileiros.

Hebe também era muito conhecida por ter opiniões fortes sobre os mais diversos assuntos, de política à moda. A comunicadora morreu em 2012, aos 83 anos.

CHACRINHA



O nonsense nunca foi tão bem representado na TV brasileira como com José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha. Com jeito bonachão e roupas espalhafatosas, o apresentador criou um programa de variedades, com auditório, diferente de tudo o que já havia sido colocado no ar na telinha.

Chacrinha misturava show de calouros com bordões conhecidíssimos, além de revelar várias bandas que fizeram história na música brasileira como Titans, Barão Vermelho e Paralamas do Sucesso.

"Quem não se comunica, se trumbica!"

JANETE CLAIR



Foram nos textos diferenciados de Janete Clair que as telenovelas brasileiras entraram para sempre na vida dos brasileiros. Irmãos Coragem, Selva de Pedra e Pecado Capital são alguns exemplos de teledramaturgias que cresceram e viraram modelos no mundo todo.

Antes, as novelas eram cheias de dramalhões e apelos popularescos. Janete criou o laço entre os personagens, baseados em sua maioria em figuras do cotidiano. As novelas, que viraram hábito de consumo dos brasileiros, bateram recordes de audiência após sua contribuição.

CHICO ANYSIO



Cearense de Marangape, Chico Anysio foi um dos maiores - se não o maior - humoristas do país. Gênio no humor do rádio, conseguiu levar à TV a mesma essência de seus personagens. E podemos citar vários: Bozó, Painho, Coalhada, Alberto Roberto, Bento Carneiro e muitos outros.

Chico também comandou a Escolinha do Professor Raimundo, que se transformou num grande celeiro de novos talentos do humos brasileiro, descobertos pelo próprio Anysio.

Veja a homenagem que o SBT fez para os 70 anos da TV brasileira.