70 anos do Instituto Alarme será celebrado com 'cápsula do tempo'

A 'cápsula do tempo' será enterrada com documentos e mensagens para ser aberta nos 100 anos da instituição rio-pretense

70 anos do Instituto Alarme será celebrado com 'cápsula do tempo' - Arquivo Instituto Alarme


Para comemorar o aniversário de 70 anos de fundação do Instituto Alarme de Rio Preto, nesta quinta-feira (30), um evento marcado para às 19 horas, vai reunir autoridades municipais, empresários, ex-diretores, ex-presidentes, colaboradores e voluntários. Na ocasião será enterrada uma cápsula do tempo com documentos e menssagens que será aberta nos 100 anos da Instituiçao. O evento também vai contar a história do empenho da Instituição na área social e educacional que já cuidou de milhares de crianças nesses 70 anos


As mensagens que serão enterradas, serão escritas pelas crianças assistidas pela Instituição. “Diante deste cenário, a cápsula do tempo representa para toda família do Instituto Alarme – colaboradores, voluntários, diretores, pais, alunos e professores – a constatação da realização de um sonho e, a capsula por si só, representa também o futuro que esperamos que também aconteça. A ideia é que, na comemoração do centenário, haja outra celebração pelos futuros comandantes da instituição e a constatação do esforço realizado até aqui. E deixaremos escrito o nosso desejo de que este trabalho seja continuado pelas futuras gerações”, explica o presidente do Instituto Alarme, Flavio Amaro da Silva.

A festa de comemoração dos 70 anos também terá uma apresentaçao especial do coral dos professores dos colégios Helaine Munia e Samaúma em homenagem a Micael (Miguel Arcanjo), além de uma apresentação musical das crianças.

Sobre o Instituto Alarme

Fundado em 1 de setembro de 1951 como um consórcio entre os municípios de São José do Rio Preto e região, o Instituto Alarme reformou seu estatuto em 1992 e foi transformado em uma sociedade civil sob a denominação de Associação Lar de Menores – ALARME com objetivo de assistir menores em situação vulnerável.

A partir dessa data, a instituição passou a atuar como organização não governamental e sem fins lucrativos, eliminando o sistema de internato, atuando com regime de semiabrigo, prestando assistência às crianças.

Desde 2001, a instituição passou a focar na educação. Em 2017 passa a se chamar Instituto Alarme. Hoje é um polo educacional de ensino infantil e fundamental junto o colégio Helaine Munia e a escola Samaúma, que atende crianças de 2 a 9 anos, além dos projetos de contra turno, com oficinas e atividades extracurriculares para crianças de 6 a 14 anos. A maior parte das crianças fica no local das 7h até 17h30 incluindo alimentação.

Atualmente, somando os atendimentos do Instituto Alarme, da escola Samaúma e do colégio Helaine Munia, são 729 crianças atendidas e 65 colaboradores.

O Instituto Alarme ainda oferece assistência social, atendimento odontológico e atendimento multidisciplinar para as crianças e pais. São prioridade as famílias com renda familiar de até três salários mínimos e as famílias em situações de vulnerabilidade social. A entidade é mantida com apoio de empresários, voluntários, doadores e poderes públicos, em particular o municipal.