Abertura dos Jogos da Melhor Idade reúne atletas e delegações em Rio Preto

Participantes lotaram o teatro para conferir o desfile das delegações na competição que reúne 2,6 mil pessoas

Abertura dos Jogos da Melhor Idade reúne atletas e delegações em Rio Preto -  Ivan Feitosa/SMCS Rio Preto


Um show de alegria, disposição e muita vitalidade. Os atletas que compõem as equipes das 185 cidades participantes dos Jogos da Melhor Idade – Jomi, Fase Final Estadual/São José do Rio Preto, mostraram na solenidade de abertura da competição que o esporte é o grande aliado para cuidar do corpo e da alma.


“É preciso descobrir o valor da vida, principalmente na melhor idade. Ainda temos muita disposição e alto astral, e pensar em se aposentar das atividades físicas não está em nossos planos”, disse Olavo de Assis Camargo, competidor de 81 anos pela categoria Dança de Salão/Equipe Rio Preto.

A tocha olímpica foi conduzida pelos atletas Olavo de Assis Camargo e a esposa, Rute Gago Camargo, até o palco do Teatro Paulo Moura. Logo em seguida, o símbolo da competição foi entregue ao prefeito Edinho Araújo, que percorreu todo o teatro, voltando ao palco para o acendimento da pira olímpica. Esportista desde a infância, sãopaulino e apaixonado pelas mais variadas modalidades esportivas, Edinho se destaca como um gestor que sempre teve o esporte como fonte de inspiração.

A fase final estadual dos Jogos da Melhor Idade – uma promoção do governo do Estado em parceria com a Prefeitura – é disputada em 14 modalidades esportivas: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez, a maioria nas categorias masculina e feminina.

São 2,6 mil envolvidos, entre atletas, comissão técnica e pessoal de apoio, na competição que vai de 3 a 9 de setembro. Rio Preto compete em todas as modalidades esportivas, com 138 atletas inscritos. No primeiro semestre foram disputadas as etapas preliminares em várias regiões do Estado. A delegação rio-pretense foi a campeã desta etapa nas disputas sediadas em Araçatuba.



(Ivan Feitosa/ SMCS)

“Pratico esporte, faço minhas caminhadas, ando de bicicleta, aliando o esporte ao dever, sempre com um olhar administrativo, de forma lúdica e prazerosa. Os jogos proporcionam calor humano, alegria. A terceira idade é uma prioridade na nossa cidade, merece o nosso carinho e nossa atenção. O Jomi, sem sombra de dúvidas, é um evento que vai para a história da nossa cidade, pela grandiosidade e relevância”, disse o prefeito anfitrião.

O secretário de Esportes e Lazer de Rio Preto, Fábio Marcondes, destacou a união das secretarias para a realização do evento.

“Somos um time trabalhando muito em prol de mais um evento. Com apoio da Agricultura e Abastecimento, Educação, Saúde, Segurança Pública com a Guarda Civil Municipal, Trânsito e Transportes, o Jomi está sendo realizado de 2 a 9 de setembro, por toda a cidade. Meu agradecimento ao prefeito Edinho Araújo, à secretária de Estado de Esportes Helena Reis, aos competidores e delegações e a todos os servidores da pasta do Esportes, que abrilhantam esse evento”.

A secretária de Estado de Esportes Helena Reis, falou da importância de fortalecer os jogos para valorizar os atletas e a vida. “Esporte é vida e é por isso que estamos celebrando hoje. O Jomi é o mais importante evento esportivo voltado para o público da terceira idade e, por isso, celebramos a realização, em Rio Preto, dos Jogos da Melhor Idade”, finalizou.



(Ivan Feitosa/ SMCS)