Acervo da Biblioteca Municipal recebe 567 livros

Livros são de gêneros variados, com destaque para literatura nacional e internacional, e destaque para HQs

Acervo da Biblioteca Municipal recebe 567 livros - Fabricio Spatti/SMCS


A Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa recebeu a doação de 567 exemplares, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (Siseb). São 286 títulos, alguns com até quatro exemplares. Os itens novos serão catalogados e estarão disponíveis para empréstimo em aproximadamente 30 dias.


Entre as obras, autores consagrados da literatura brasileira, como Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade, e escritores contemporâneos, como Rita Carelli e Bruno Coelho. A literatura infantojuvenil também está contemplada, com obras nacionais e internacionais, assim as Histórias em Quadrinhos (HQ). Os amantes desse último gênero terão dezenas de títulos à disposição para empréstimo.

Ao entrarem no acervo, os novos exemplares se tornam parte do sistema que atende a biblioteca central e Biblioteca Móveis e os ramais do Anchieta e do Eldorado e a Biblioteca Móvel.

Para emprestar obras é preciso se inscrever e preencher um cadastro. A inscrição é feita mediante apresentação de documento de identidade (RG) e comprovante de residência atual em Rio Preto. Menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

É possível retirar até duas obras de literatura geral, dois exemplares para juvenis e até cinco itens para infantis da seção infantojuvenil, CDs, DVDs, audiolivros da seção Multimídia, conforme a disponibilidade do acervo. O prazo para empréstimo é de 15 dias, podendo ser renovado uma vez pelo mesmo prazo. A renovação pode ser feita presencialmente ou por meio do portal da Prefeitura, na página da Secretaria de Cultura, seção Departamentos, opção Biblioteca.

O Siseb foi criado em 1984 e envolve 438 bibliotecas de 272 municípios paulistas. O sistema é coordenado pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e tem a organização social SP Leituras como parceira em sua operação.

O programa realiza o envio de livros às bibliotecas duas vezes ao ano. Em agosto do ano passado, a Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa recebeu 150 obras.