Alunos da rede pública e secretário de Educação são hostilizados em shopping de Catanduva

Crianças de uma escola pública de Embaúba foram ofendidas por um comerciante e uma gerente da praça de alimentação por estarem “ocupando os lugares”; secretário foi xingado de “macaco”

Alunos da rede pública e secretário de Educação são hostilizados em shopping de Catanduva - Prefeitura de Embaúba


Alunos do 1º ao 5º ano do Centro Municipal de Ensino Fundamental (Cemef) Miguel Stelute, de Embaúba, no interior de São Paulo, foram hostilizados e ofendidos durante um passeio escolar em um shopping de Catanduva, cidade vizinha, realizado na última quinta-feira (02), feriado de Finados.


Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Embaúba ao sbtinterior.com, o passeio no estabelecimento faz parte da grade de programação de atividades dos estudantes. O entretenimento é feito com autorização do shopping, com hora marcada para chegada e saída. Na ocasião, as crianças são levadas para conhecer o local, brincar e comer um lanche na praça de alimentação.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o transtorno ocorreu no momento em que os alunos foram levados para lanchar. A primeira remessa de lanches foi servida para uma parte dos estudantes; a segunda demorou um pouco e a presença das crianças teria incomodado o proprietário de um restaurante de comida japonesa, que também é dono de um restaurante de comida tradicional.

“O dono dos restaurantes e uma gerente dele, que acreditamos ser esposa, disseram que as crianças estavam ocupando toda a praça de alimentação e que não estavam consumindo nada deles. O secretário de Educação, senhor Adalton dos Santos, foi vítima de racismo; ele foi xingado de macaco. Já algumas monitoras foram xingadas de gordas”, contou Valdemar Júnior, assessor da Prefeitura.

As 100 crianças levadas ao evento foram retiradas da praça de alimentação do shopping enfileiradas, da forma que chegaram, e aguardaram o transporte do lado de fora do estabelecimento. Ainda segundo a Prefeitura, algumas delas estavam assustadas com a situação e tristes porque não consumiram o lanche.

Pais de alunos comunicaram a Secretaria de Educação sobre o estado dos filhos, que chegaram em casa assustados.

O secretário de Educação registrou um boletim de ocorrência.

Em suas redes sociais, a deputada estadual Beth Sahão (PT), primeira mulher da história do Noroeste Paulista a ocupar uma cadeira na Assembléia Legislativa, manifestou seu repúdio ao episódio. Assista: 




Veja a nota da Prefeitura de Embaúba na íntegra:

"Aos dois dias do mês de novembro, a Cemef Miguel Stelute, sob responsabilidade municipal, trouxe os alunos de 1° à 5° ano em passeio até a cidade de Catanduva, com o intuito de passarem o período da manhã nas dependências do shopping, para almoçarem no Mc Donalds.

O horário de saída estava programado para as 10:00h, chegando na cidade por volta das 10:40, colocando todos os menores de idade acomodados na praça de alimentação. Foi servida a primeira remessa de lanches e refrigerante, e pela demanda grande, houve demora na remessa dos segundos, sobremesa e brinquedos.

Alguns proprietários de estabelecimentos alimentícios do shopping acabaram chamando os seguranças, expulsando as crianças e profissionais da escola que estavam a serviço para auxiliar nos cuidados com os menores, justificando que era feriado, e estávamos ocupando grande parte da praça, e que não estávamos consumindo os produtos deles.

Saímos enfileirados do mesmo jeito que chegamos, cada sala com um professor e monitor responsáveis, e ficamos com todas as crianças sentadas do lado externo do shopping, aguardando os motoristas chegarem com o transporte.

Os funcionários destrataram, humilharam e praticaram atos de racismo contra o Secretario da Educação e demais profissionais da escola. Repudiamos o ato, pois vivemos em um país livre e temos o direito de ir e vir, conforme o artigo 5° da Constituição Federal."

Nesta tarde, o Garden Shopping Catanduva emitiu uma nota sobre o caso. Leia na íntegra abaixo: 

"Diante das recentes notícias circulando nas redes sociais sobre um suposto incidente envolvendo educadores da cidade de Embaúba e Lojistas no Garden Catanduva Shopping, sentimos a necessidade de prestar os seguintes esclarecimentos:

1 - Na data de ontem, uma excursão com mais de 100 alunos da cidade vizinha de Embaúba visitou o Garden Shopping Catanduva. Conforme relatos, teria ocorrido um desentendimento entre Lojistas da Praça de Alimentação e a equipe de educadores que acompanhava os alunos.

2 – O Garden Shopping Catanduva, ao longo de seus 30 anos de existência, tem recebido excursões de escolas de toda a região, atendendo a todos com a máxima presteza e educação. Somente neste ano de 2023 recebeu mais de 30 visitas, sem nunca ter havido um problema sequer.

3 - O Garden Shopping Catanduva esclarece que todas as circunstâncias desse suposto incidente serão devidamente apuradas pelas autoridades competentes. Ressaltamos que nenhum dos nossos funcionários ou representantes esteve envolvido direta ou indiretamente na situação, uma vez que o suposto desentendimento ocorreu entre LOJISTAS e os responsáveis pelos alunos.

4 – Os fatos estão sendo apurados para que a verdade venha à tona e eventualresponsabilização dos responsáveis.

5 - Além disso, queremos salientar que o Garden Shopping Catanduva repudia qualquer forma de preconceito ou discriminação. Nossa missão é servir a todos, como temos feito ao longo de todos os anos de nossa atividade.

6 - Estamos comprometidos em cooperar plenamente com as autoridades para garantir uma investigação completa e justa sobre o ocorrido. Agradecemos a compreensão da comunidade e reiteramos nosso compromisso com a segurança e bem-estar de nossos visitantes e clientes."