Alunos do Senac de Rio Preto são premiados na ‘40ª Jornada de Foguetes’

Os estudantes concorreram com cerca de 40 mil participantes pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Alunos do Senac de Rio Preto são premiados na ‘40ª Jornada de Foguetes’ - Divulgação

 

Alunos do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac de São José do Rio Preto se classificaram como vice-campeões da 40ª Jornada de Foguetes. Enzo Oliveira Batista, 16, Leonardo Aparecido Martinho dos Santos, 17, e Rafael Henrique Alves Gomes, 17, concorreram com participantes de diferentes lugares do Brasil, entre os dias 7 e 10 de agosto, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.



A Jornada de Foguetes faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e, além de oferecer palestras e oficinas sobre o assunto, avalia projetos de alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. As áreas de conhecimento, responsáveis por pautar a competição, são ciências da natureza e matemática e suas tecnologias.

O trabalho dos jovens se baseia na construção do foguete e na base de lançamento. Envolve os seguintes quesitos: análise dos materiais, no caso, o vinagre e o bicarbonato de sódio, aerodinâmica, na relação entre o centro de massa e o centro de pressão, o ângulo de lançamento e, ainda, o balanceamento ideal da mistura para a propulsão.

“Os nossos alunos tiveram a chance de desenvolver habilidades de comunicação e trocar experiências culturais, já que eles tiveram contato com participantes de todo o Brasil. A Olimpíada também ampliou o conhecimento técnico científico ao estimular os alunos a buscarem como fabricar e como melhorar os seus foguetes, participando de aulas de astronomia e oficinas de fabricação de foguetes”, diz Taisa Giordano Viegas, professora de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do Ensino Médio Técnico do Senac São José do Rio Preto.

A experiência dos alunos

Rafael:

“Participar da 40º Jornada dos Foguetes foi experiência única na área da astronomia e astronáutica que nos permitiu não só explorar e aprofundar nosso conhecimento, mas também cultivar a persistência através da criação de foguetes e superação de desafios, pois nem em todos os teste que foram realizados obtivemos sucesso. Além das oficinas práticas de construção e lançamento de foguetes, as palestras reforçaram nossa compreensão e nos ensinaram a importância de continuar diante das dificuldades. Essa vivência não apenas ampliou nosso entendimento desses campos, mas também nos transformou como pessoa e como podemos ir atrás dos nossos sonhos.”

Enzo:

“A 40º jornada de foguetes foi uma experiencia inexplicável. Mesmo tendo o conhecimento de sua existência jamais iria imaginar que poderia participar dela de uma maneira incrível e enriquecedora como ela foi. A jornada até ela já tinha sido uma grande experiencia, com persistência e dedicação com os foguetes, com grande parte deles falhando nos testes, e sendo necessário um estudo maior sobre como melhorar. Durante as aulas dentro da jornada, conhecemos muitas outras maneiras de como podemos continuar seguindo essa carreira, além de relatos de alunos que hoje seguem nessa área e oficinas para a confecção de outros tipos. Por fim, a convivência com outras pessoas proporcionou um aprendizado e troca de experiencias enorme que não poderia ter de outras maneiras parecidas.”

Leonardo:

“A 40ª Jornada de Foguetes proporcionou uma experiência incrivelmente inovadora e diversificada. Ficou claro que o foco principal não estava apenas no momento do lançamento; na verdade, aprendemos imensamente por meio das oficinas. Além disso, adquirimos habilidades valiosas para ensinar e democratizar um tema que geralmente é considerado complexo pela população em geral. Durante o evento, tivemos a oportunidade de criar foguetes de diversas categorias, abrangendo desde o nível infantil (nível 2) até o nível avançado (nível 5). As oficinas nos guiaram na transmissão de conhecimentos e práticas relacionadas aos foguetes, preenchendo uma lacuna na divulgação desses assuntos no Brasil. Vale ressaltar a iniciativa pioneira da equipe e dos alunos da MOBFOG, que têm promovido uma nova onda de interesse nesse campo. Além do propósito educacional, a reunião de jovens equipes de todo o país teve como objetivo explorar diferentes culturas e abordagens, incluindo diversas estratégias para a competição. Essa experiência enriquecedora nos permitiu estabelecer conexões duradouras com adolescentes de diversos estados. Estamos confiantes de que, em um futuro próximo, unidos, contribuiremos para tornar o Brasil um país ainda melhor.”