Após atropelamentos, Emurb e Trânsito acertam medidas de segurança no Terminal Urbano

Adolescente de 16 anos morreu atropelado por um coletivo urbano; nesta semana, uma mulher de 31 anos foi atropelada e teve a perna prensada pela roda de um dos ônibus

Após atropelamentos, Emurb e Trânsito acertam medidas de segurança no Terminal Urbano  - Ademir Terradas/ SMCS Rio Preto


Equipes da Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo) e da Secretaria de Trânsito e Transportes anunciaram nesta quarta-feira, 5, uma série de medidas para reforçar a segurança no Terminal Urbano Manoel Antunes, em São José do Rio Preto. O objetivo foi definir as intervenções necessárias para reduzir riscos provocados pela travessia de pedestres fora da faixa.


Nesta semana, uma mulher foi atropelada e teve a perna prensada no local; ela está internada no Hospital de Base.

Após inspeção feita por profissionais da Emurb e da secretaria, ficou acertada uma série de ações que incluem reforço da sinalização (horizontal e vertical), novas lombadas, mais uma lombofaixa na pista principal, instalação de grades e divisórias, além da realização de campanha educativa.

Nesta semana terá início o reforço da sinalização de solo, tanto nos dois ramais de circulação de ônibus quanto nas plataformas. Também serão instalados nove banners – de 2,8m por 1,4m – nas grades externas com mensagem que reforça o alerta para a necessidade de utilização das lombofaixas. Será trocada de 20 km/h para 10 km/h a sinalização de solo destinada aos motoristas.

“É uma ação conjunta entre a Emurb e a Secretaria de Trânsito e Transportes para, no menor tempo possível, reforçar a segurança dos usuários”, disse o diretor-presidente da Emurb, Rodrigo Juliano.

A partir da próxima semana, a Secretaria de Trânsito e Transportes iniciará a construção de duas lombadas – uma em cada acesso ao terminal – e ainda da terceira lombofaixa do ramal principal, que ficará entre as duas já existentes, na altura do acesso às catracas.

Também na próxima semana, a Emurb iniciará a colocação de cones com telas plásticas protetoras entre as duas vias do ramal principal (com acesso pela João Mesquita) para impedir a travessia fora das faixas.

“Nesse ramal, são quatro vias estreitas. A instalação de grades provavelmente dependerá de um alargamento prévio da via. Como se trata de uma obra um pouco maior, utilizaremos a tela inicialmente para coibir as travessias irregulares”, diz Juliano.

A empresa iniciará também, dentro dos próximos 15 dias, a instalação de grades no ramal secundário, que conta com um canteiro central já construído. Nesse local, serão grades de 1,4 metro de altura semelhantes àquelas utilizadas para proteger as ciclovias das avenidas Bady Bassitt e Philadelpho Gouveia Neto.

“O material será adquirido pela Secretaria de Trânsito e a instalação feita pelas equipes da Emurb. Isso vai gerar economia de recursos e de tempo”, informou o secretário de Trânsito e Transportes de Rio Preto, Amaury Hernandes.

O departamento de Educação para o Trânsito, da Secretaria de Trânsito e Transportes, promoverá, a partir da segunda quinzena, ações educativas lúdicas de conscientização com a participação de personagens e exposição de comunicações visuais voltadas à temática.