Araçatuba anuncia sistema de controle de segurança por Inteligência Artificial

Contrato foi assinado em dezembro de 2023 e está em fase de implementação

Araçatuba anuncia sistema de controle de segurança por Inteligência Artificial - Divulgação


A Prefeitura de Araçatuba iniciou este mês de janeiro a instalação de câmeras de segurança integradas a um sistema de inteligência artificial. Inicialmente, serão instaladas 60 câmeras pela cidade com o objetivo de combater a criminalidade, coibir descartes irregulares de lixo e entulho e fiscalização de trânsito.


O contrato com a empresa responsável pelo serviço foi assinado no final de dezembro. O sistema está em fase de implantação, em que serão instaladas 60 câmeras pela cidade, como por exemplo, nos seguintes locais: avenida Prestes Maia x rua Marcílio Dias, Rua dos Fundadores X Av. Umuarama, Rua Luis Grenge x Rua Padre Angelo Rudello, Avenida Dois de Dezembro, entre outros.

Nesse primeiro ano estão sendo investidos R$889 mil, entre o custo de implantação e mensalidades, valor custeado com recursos próprios. O sistema começa a funcionar assim que a empresa finalizar a instalação das câmeras, o que deve acontecer até o final de fevereiro.

As imagens do sistema já são disponibilizadas à Polícia Militar, Guarda Municipal e Mobilidade Urbana e, posteriormente, para Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária e Polícia Ambiental.

Para o chefe de gabinete da prefeitura, Coronel Deocleciano Borella, a instalação das câmeras tem, como objetivo principal, reforçar a segurança. "A ideia básica é deixar nossa cidade mais segura através da instalação de um cerco eletrônico com tecnologia de inteligência artificial. Como é integrado ao Detecta da PM, o sistema permite identificar um carro roubado entrando ou saindo da cidade, isso permite ações preventivas das forças policiais. A inteligência artificial permite detectar situações atípicas, como comboios entrando na cidade, por exemplo”.

O prefeito Dilador Borges afirma que a ação está sendo planejada há muitos anos. “Desde do caso da Protege já vinhamos pensando em uma alternativa e após o assalto aos bancos pedi ao Borella que se iniciasse um estudo efetivo que pudesse deixar nossa cidade mais segura. O objetivo sempre foi oferecer às forças de segurança mais uma ferramenta de trabalho e ao cidadão mais proteção. A integração com a mobilidade e o meio ambiente também foi importante, pois agora vamos poder monitorar o descarte irregular de lixo que traz tantos prejuízos para nossa cidade, vamos fechar o cerco aos sujões também”.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Osny Caldeira, o sistema auxilia o agente de trânsito na fiscalização de condutas inadequadas e na prevenção de acidentes de trânsito. “Temos em Araçatuba cruzamentos de ruas que são perigosos, principalmente quando há a presença de semáforos, como exemplo a avenida dos Araçás c/ rua Bandeirantes. Esses pontos de grande circulação de veículos muitas vezes acabam ocasionando acidentes. Todas as câmeras que forem instaladas no trânsito terão placas indicativas”.