Araçatuba: evento reúne empresários e deputados para debater o desenvolvimento regional

Palestra “Gerando bons negócios – Foco e oportunidades para a nossa região” contou com a participação do deputado federal Fausto Pinato e do deputado estadual Itamar Borges

Araçatuba: evento reúne empresários e deputados para debater o desenvolvimento regional -


A região de Araçatuba responde por 1,2% do PIB (Produto Interno Bruto) paulista, sendo que as suas empresas exportaram no ano passado US$ 1,5 bilhão, e a China é o principal mercado comprador internacional. Estas e outras informações econômicas estratégicas foram disponibilizadas no evento “Gerando bons negócios – Foco e oportunidades para a nossa região”, realizado ontem (25), no kartódromo Speed Park.


Os indicadores da 9ª Região Administrativa do Estado foram expostos na abertura da ação pelo economista e professor Marco Aurélio Barbosa de Souza, que compila os dados na plataforma Observatório Econômico.

Promovido pelo Gerar (Grupo de Empreendedores da Região de Araçatuba), o evento reuniu cerca de 100 lideranças, entre empreendedores e políticos dos municípios, contando também com a participação dos deputados Itamar Borges (estadual – MDB) e Fausto Pinato (Federal – PP). O presidente da Frente Parlamentar Brasil-China do Congresso Nacional destacou a importância da inovação tecnológica e sugeriu que as paixões ideológicas fiquem em segundo plano em favor de um projeto convergente de desenvolvimento regional.

A tecnologia também foi ressaltada por Itamar Borges como propulsora de evolução econômica. "Temos que fomentar as nossas vocações, desburocratizar, investir em inovação, promover a reindustrialização e definitivamente nos tornarmos competitivos", disse o deputado. O parlamentar estadual respondeu questionamentos das lideranças presentes e reforçou o seu compromisso com o agronegócio paulista.



Borges e Pinato têm bases eleitorais em municípios próximos a Araçatuba, sendo Santa Fé do Sul e Fernandópolis, respectivamente. Os dois colocaram-se à disposição para atender demandas regionais.

Após as exposições dos deputados, o presidente executivo do Gerar, Marcelo Mazzei, salientou o tema reforma tributária, citado pelos parlamentares, lembrando que um evento está sendo planejado para o mês que vem pelo Gerar para explorar o assunto.

O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis (Republicanos), encerrou as apresentações convocando os participantes a um esforço coletivo nas esferas pública e privada para a promoção do desenvolvimento regional.

Esse foi o segundo evento realizado neste ano pelo Gerar, sendo que o primeiro ocorreu em março, com palestra do economista-chefe do Banco BV, Roberto Padovani. Os encontros do grupo começaram em 2019, e o cronograma atual prevê também a realização de workshops, business meeting e o desenvolvimento de um prêmio para destacar os empresários regionais de cada setor, sempre buscando fortalecer a relação entre as empresas da região.