Araçatuba Football Club: novo clube da cidade enfrenta Guarani e Palmeiras nesta semana

Time é fruto do projeto esportivo “Mundo da Bola”, fundado em 2016 no Japão

Araçatuba Football Club: novo clube da cidade enfrenta Guarani e Palmeiras nesta semana - Divulgação


O Araçatuba Football Club vai representar o município neste ano no torneio Sub-20 do Campeonato Paulista, que começa no início de maio. Este é o novo time da cidade, que tem feito amistosos com grandes clubes do Estado para se preparar para a competição.


Nesta quarta-feira (20), por exemplo, vai até Campinas (SP) para enfrentar o Guarani. O jogo será às 10h no campo da base do time campineiro. Na sexta-feira (22), o adversário será Palmeiras, no centro de treinamento de Guarulhos (SP). O Verdão é o atual campeão da Copa São Paulo de Futebol Jr.

O Araçatuba está no Grupo 3 do torneio estadual. A chave conta também com outros times da região, como o Andradina Esporte Clube e o Clube Atlético Penapolense. Ainda estão dois clubes da cidade de Assis (SP) e outro de Santa Cruz do Rio Prado (SP). A estreia do time araçatubense será no dia 4 de maio, às 15h, contra a Associação Atlética Santa Cruzense, fora de casa. O primeiro diante da torcida, no Estádio Adhemar de Barros, será no dia 11 de maio, contra o Andradina, também às 15h.

No total, 72 equipes estão inscritas no torneio. Os clubes foram divididos em 12 grupos com seis participantes cada. Na primeira fase os clubes jogarão dentro dos respectivos grupos em turno e returno, classificando para a segunda fase os dois times com o maior número de pontos ganhos em cada um dos grupos e os oito melhores terceiros colocados, independente do grupo a que pertença. A segunda fase será disputada pelas 32 equipes classificados na primeira fase. Elas serão divididas em oito grupos.

O treinador Roni Flávio Mantovam afirmou que o time está treinando forte para a competição estadual. Ele disse que está otimista com relação à qualidade dos jogadores e com a consistência do trabalho realizado.

NOVIDADE

O Araçatuba Football Club é fruto do projeto esportivo “Mundo da Bola”, fundado em 2016 no Japão. Este trabalho já foi realizado por várias cidades no país asiático e atualmente a sede araçatubense está localizada no Centro de Treinamento estruturado na rua dos Fundadores (antigo Corinthians).

Em Araçatuba, o trabalho está sendo realizado desde agosto do ano passado, com a formação de times em diversas categorias de base. No projeto é oferecida bolsa para atletas carentes de Araçatuba, abrangendo nas comunidades vizinhas como Birigui, Clementina, Valparaíso, Guararapes e de cidades de todo o Brasil. Hoje, o time conta com jogadores de regiões carentes da capital de São Paulo, do Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná e Maranhão. As bolsas são concedidas para atletas de comunidades carentes e para atletas que tem notas escolares acima da média.

O projeto é liderado pelo ex-jogador Cristiano Diego Yamanaka, 35 anos, que é brasileiro e teve passagem por times profissionais no Japão como o FC Tokyo e o Jubilo Iwata. Ele também jogou pelas categorias de base do Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro. (Com informações do portal 018 News)