Araçatuba intensifica combate ao Aedes aegypti com nebulização nos bairros Amizade e Dona Amélia

Aplicação de inseticida NAV ocorre nesta sexta (7) e segunda (10), das 19h às 21h, para conter avanço de dengue e casos suspeitos de chikungunya.

[img

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba iniciou, a aplicação de inseticida NAV (Nebulização Acoplada a Veículo) em uma nova região da cidade, que inclui os bairros Amizade e Dona Amélia. A ação, que visa combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika, será realizada também nesta sexta-feira (7) e na segunda-feira (10), sempre das 19h às 21h.  


A escolha desses bairros para a nebulização se deve ao registro de casos confirmados de dengue e à suspeita de três casos de chikungunya, sendo dois deles no bairro Dona Amélia. A medida faz parte de um mutirão de combate às arboviroses, organizado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, que tem realizado vistorias em residências, borracharias e nebulizações em áreas críticas da cidade.  

Além da aplicação do inseticida NAV, a Secretaria de Saúde tem reforçado as ações de conscientização e eliminação de criadouros do mosquito. No último sábado (1º), por exemplo, foi realizada uma nebulização costal na área externa do Pronto-Socorro Municipal (PSM), devido ao alto número de casos de dengue na região e para proteger a população que frequenta o local.  

A nebulização é uma das estratégias adotadas para reduzir a proliferação do Aedes aegypti, mas a participação da população é fundamental. A Secretaria de Saúde reforça a importância de eliminar recipientes que possam acumular água parada, como vasos, pneus e garrafas, e de manter quintais e áreas externas limpas.  

Com a chegada do período chuvoso, o risco de aumento no número de casos de arboviroses cresce, tornando ainda mais necessárias ações preventivas e de controle. A população dos bairros Amizade e Dona Amélia deve ficar atenta ao cronograma de nebulização e colaborar com as equipes de saúde, abrindo portas e janelas durante a aplicação do inseticida.  

A Secretaria de Saúde reforça que, em caso de sintomas como febre alta, dores musculares, manchas vermelhas na pele ou dor nas articulações, é fundamental procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.