Araçatuba se despede de Germínia Venturolli, primeira mulher a comandar a cidade

Ex-prefeita faleceu aos 93 anos; trajetória marcada pelo pioneirismo e dedicação à vida pública

A ex-prefeita de Araçatuba, Germínia Venturolli, faleceu aos 93 anos na tarde de sexta-feira (25), em sua residência, na Chácara Morada do Sol, em Araçatuba (SP). Pioneira na política local, Germínia foi a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita no município, governando em duas ocasiões: de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000.

Germínia era casada com o professor e político Sylvio José Venturolli, que também atuou em cargos de destaque como vice-prefeito, prefeito de Araçatuba e deputado federal. A trajetória política do casal Venturolli se destacou pela atuação conjunta e pelo apoio mútuo nas campanhas e gestões públicas.


Sua primeira eleição ocorreu em 1988, quando foi escolhida como candidata a prefeita ao lado do vice Nelson Pires. Na época, um de seus compromissos de campanha era a retirada dos trilhos da antiga estrada de ferro da NOB, projeto que se concretizou na gestão subsequente do prefeito Domingos Andorfato. Já em 1996, Germínia retornou à disputa pela Prefeitura, formando chapa com o advogado e vereador Nilo Ikeda, saindo novamente vitoriosa. Ao fim de seu segundo mandato, tentou a reeleição em 2000, mas foi derrotada pelo deputado federal Jorge Maluly Netto.

O velório de Germínia Dolce Venturolli será realizado neste sábado (26), no plenário da Câmara Municipal de Araçatuba. A professora e ex-prefeita deixa os filhos Sylvio, Sérgio, Sirte e Silvia, além de genros, noras, netos e bisnetos.