Araçatuba se destaca em ranking de eficiência no uso de recursos públicos e está entre as 31 cidades mais eficientes do Brasil

Estudo do Datafolha e Folha de São Paulo mostra que Araçatuba e mais cinco cidades da região conseguem realizar mais serviços básicos com menos recursos financeiros

Araçatuba se destaca em ranking de eficiência no uso de recursos públicos e está entre as 31 cidades mais eficientes do Brasil - Divulgação


Araçatuba está entre as 31 cidades do Brasil que conseguem fazer mais com menos, segundo o Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F), elaborado pelo Jornal Folha de São Paulo em parceria com o Instituto Datafolha. O estudo analisou 5.276 municípios brasileiros, representando 95% das cidades do país, e avaliou a eficiência no uso de recursos em áreas como saúde, educação e saneamento básico.


O levantamento coloca Araçatuba na 31ª posição, destacando a cidade como uma das mais eficientes do país no uso de recursos financeiros. O município conseguiu garantir a oferta de serviços básicos essenciais com uma receita per capita de R$ 4.425,00 em 2022. Além de Araçatuba, outras cinco cidades da região se destacaram no ranking: Catanduva (6ª), Fernandópolis (7ª), Votuporanga (12ª), Dracena (33ª) e Adolfo (42ª). São José do Rio Preto ficou na 68ª posição, enquanto Presidente Prudente aparece na 194ª colocação.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SANEAMENTO

O estudo revelou que 100% das crianças de 4 a 5 anos em Araçatuba estão matriculadas na escola, e 57% das crianças de 0 a 3 anos frequentam creches. Em termos de investimento, a cidade destinou 29,0% do orçamento para a educação. Apesar disso, no quesito geral de educação, Araçatuba ocupou a 607ª posição no ranking.

Em saneamento básico, o município cobre 98% da área com fornecimento de água e 97% com esgotamento sanitário, além de coletar o lixo em 99% da cidade.

No setor da saúde, a cidade investiu 26% do orçamento em 2022 e possui uma média de 2,81 médicos por mil habitantes, alinhada à média nacional. A atenção básica cobre 86% dos domicílios, garantindo o acesso à saúde para grande parte da população.

GESTÃO

Além dos serviços básicos, Araçatuba também se destacou por manter 3.789 servidores públicos, o que representa uma redução de 3,81% em relação aos anos anteriores. O município direciona 3,0% do orçamento para despesas do Legislativo, outro indicativo de uma gestão eficiente.

O REM-F é uma importante ferramenta para medir como as prefeituras conseguem otimizar recursos e garantir serviços essenciais para a população. O bom desempenho de Araçatuba no ranking reflete a capacidade de oferecer qualidade de vida e desenvolvimento social com responsabilidade financeira.