​Arcabouço fiscal e Haddad superam retorno de Bolsonaro ao Brasil nas redes sociais

​​Considerando o somatório desta quinta-feira (30), o arcabouço fiscal obteve 10 mil menções a mais do que o retorno de Bolsonaro​ ao Brasil

​Arcabouço fiscal e Haddad superam retorno de Bolsonaro ao Brasil nas redes sociais - Reprodução


O retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Brasil, ocorrido nesta quinta-feira (30), não foi suficiente para desbancar as citações sobre o arcabouço fiscal nas redes sociais, segundo o último levantamento da Quaest.


O embate da comunicação também é algo importante e passou a ser monitorado pelo governo Lula desde a campanha, em 2022.

Os dados do instituto de pesquisa mostram que o retorno do ex-presidente ao Brasil liderou as conversas nas redes até 10h, momento em que a comunicação em torno da nova regra fiscal e o ministro Fernando Haddad liderou a narrativa virtual.

De acordo com os dados da Quaest, o arcabouço fiscal obteve 10 mil menções a mais que o retorno de Bolsonaro.

“Mais uma evidência de que a estratégia de publicar o novo arcabouço fiscal hoje, junto com a chegada do ex-presidente Bolsonaro, foi acertada”, avalia Felipe Nunes, diretor da Quaest, em sua conta no Twitter.

TRANSMISSÃO AO VIVO

Às 10h30, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, iniciou uma transmissão da coletiva de imprensa para falar sobre o novo arcabouço para detalhar as novas regras e parâmetros para o controle fiscal. O arcabouço vai substituir o atual teto de gastos.

Em contrapartida, Jair Bolsonaro deixou os Estados Unidos e pousou em Brasília (DF) por volta de 6h40, depois de três meses fora. Ele deixou o país momentos antes de deixar a presidência após perder as eleições de 2022.

O retorno de Bolsonaro acontece em meio a diversos acontecimentos judiciais e políticos em torno dele. A polêmica das joias que teriam sido presente do governo saudita, uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que pode torná-lo inelegível, fora o fato de que ele passou a ser criticado por ter deixado o Brasil, tudo isso deverá vir à tona nos próximos meses.

Diferente dos últimos anos, o retorno do ex-presidente não movimentou o ambiente virtual como esperavam os apoiadores.

A Quaest registrou 480 mil menções sobre o retorno na última semana. Já quando ele deixou o país, em dezembro de 2022, o assunto foi mencionado 520 mil vezes no mesmo período de tempo.