As oportunidades e desafios da expansão da mobilidade elétrica no Brasil

As oportunidades e desafios da expansão da mobilidade elétrica no Brasil - Reprodução


A carência de infraestrutura adequada para recarga de veículos elétricos no Brasil está se tornando um impulso para novas oportunidades de negócio. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país contava com 3.800 eletropostos públicos e semipúblicos em agosto do ano passado, representando expansão de 28% em comparação aos 2.955 existentes em dezembro de 2022.


Com a indústria automotiva nacional passando por uma significativa transformação, impulsionada pela crescente demanda por veículos elétricos, diversos setores, como shoppings, redes varejistas, empresas e condomínios, estão investindo em eletropostos para atrair uma base de clientes cada vez mais interessada nessa alternativa de mobilidade.

Para se ter uma ideia do que estou falando, em 2022, foram comercializados cerca de 10 mil carros elétricos no país, um aumento de 50% em relação a 2021. O registro de novos veículos eletrificados cresceu 76% nos primeiros 8 meses de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da ABVE.

Projeções indicam uma continuidade neste crescimento nos próximos anos, impulsionado pela entrada de novos modelos no mercado e pela diminuição dos preços. Estima-se que a participação de veículos elétricos nas vendas possa atingir 3% em 2025 e 9% em 2030, conforme a entidade.

A expectativa é que o Brasil se torne um importante player no mercado global de veículos elétricos. Contudo, desafios persistem para que o mercado de carros elétricos no país atinja seu máximo potencial, destacando-se a escassez de infraestrutura de recarga como um dos principais obstáculos.

Empresas estão ingressando no mercado de eletromobilidade com carregadores acompanhados de aplicativos que identificam os pontos de recarga mais próximos, proporcionando alta performance e qualidade na carga a partir de tomadas de 220 volts. Essa tecnologia inovadora pode ser alimentada tanto pela rede elétrica quanto por estações de energia limpa, provenientes de usinas solares (sistemas fotovoltaicos).

Além de venda e aluguel dos equipamentos, essas empresas oferecem serviços de instalação e manutenção das estações. A possibilidade de recarregar carros elétricos em diferentes locais, seja em casa, no trabalho, em carregadores públicos ou privados, abre caminho para diversas estratégias de oferta de serviço, podendo ser gratuito ou cobrado. A integração com sistemas fotovoltaicos proporciona vantagens adicionais, devido ao baixo custo da energia gerada e à possibilidade de lucro com a disponibilidade da estação.

Vale relembrar que o mercado de carros elétricos e híbridos no Brasil está destinado a um crescimento significativo, impulsionado pela conscientização ambiental, busca por eficiência energética e redução de custos. A crescente valorização dos benefícios dos veículos elétricos, como sua eficiência, menor impacto ambiental e custos reduzidos de manutenção, tem despertado um interesse crescente por parte dos consumidores.

Por fim, a instalação de eletropostos não só atende à crescente demanda dos proprietários de veículos elétricos, mas também oferece uma vantagem competitiva aos estabelecimentos, proporcionando um serviço conveniente e atrativo para os clientes.

Oferecer eletropostos não apenas beneficia os consumidores, mas também representa uma oportunidade para os negócios explorarem novas fontes de receita. A possibilidade de cobrança pelo uso dos eletropostos, especialmente ao implantar equipamentos mais potentes que permitem recargas mais rápidas, é uma estratégia a ser considerada neste cenário de expansão da mobilidade elétrica no país.

*Francis Polo é CEO de holding do mercado de energias renováveis e eficiência energética