ATEM entrega carta de ofício com reivindicações para secretária de Educação de Rio Preto

De acordo com a Prefeitura, após receber o documento, a responsável pela pasta agendou uma reunião com os representantes na próxima semana

ATEM entrega carta de ofício com reivindicações para secretária de Educação de Rio Preto  - Colaboração do leitor/ WhatsApp


Professores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Municipal (ATEM) entregaram nesta quarta-feira (25) uma carta de ofício com reivindicações para a secretária de Educação de São José do Rio Preto (SP), Fabiana Zanchetta.


A entidade pede abertura de discussão para a aplicação de 1/3 na jornada de trabalho do professor, aplicação do piso salarial nacional do magistério, plano de carreira para os funcionários da educação, além da rediscussão do módulo de pessoal nas escolas, referente a “falta excessiva de funcionários nas escolas”, segundo apontou o sindicato no ofício.

Na semana passada, o Ministério da Educação elevou o piso nacional dos professores de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. A portaria nº 17, que estabelece o reajuste salarial de 14,9% foi publicada no Diário Oficial da União.

Segundo o Ministério, o reajuste do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica encontra-se no âmbito da política de valorização profissional prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). A Meta 17, do PNE, estabelece a valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente.

A medida se dá em cumprimento à Lei nº 11.738 de 2008. A partir deste mês, nenhum professor da educação básica pode ter vencimento abaixo do valor mínimo.

De acordo com a Prefeitura, a secretária marcou uma reunião com os representantes do sindicato para a próxima semana.