ATO GOLPISTA
Bolsonaro chega à PF para prestar depoimento como possível autor intelectual de 8 de janeiro
Ex-presidente vai ser questionado sobre ataques contra os Três Poderes
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou à sede da Polícia Federal, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (26), para prestar depoimento no inquérito que investiga os autores intelectuais e supostos incitadores dos atos golpistas do dia 8 de janeiro.
Bolsonaro chegou acompanhado pela defesa dele e entrou pela garagem da sede da PF, na parte dos fundos do prédio. Ele chegou há poucos minutos antes das 9h, horário marcado para seu depoimento.
O depoimento foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu a um pedido apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Bolsonaro foi incluído no inquérito, entre outros argumentos, por ter feito uma publicação, sem provas, que colocava em dúvida a lisura do processo eleitoral brasileiro. O material depois foi apagado.
A postagem sugeria que a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi fraudada após articulação do Supremo e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O texto dizia que o petista não foi escolhido pelo povo, mas "eleito pelo STF e pelo TSE".
Na avaliação dos procuradores da PGR, Bolsonaro cometeu incitação pública à prática de crime, conforme o artigo 286 do Código Penal.
(SBT News)