Bolsonaro diz na Cúpula de Biden que democracia mundial pode contar com Brasil

No pronunciamento de hoje, Bolsonaro ainda parabenizou Biden, com quem já trocou farpas públicas

Bolsonaro diz na Cúpula de Biden que democracia mundial pode contar com Brasil - DW


O presidente Jair Bolsonaro afirmou durante a Cúpula pela Democracia - evento virtual convocado pelo presidente americano, Joe Biden, com a presença de mais de 100 líderes mundiais - que o mundo pode contar com o Brasil para fortalecer a democracia.


"Contem com o Brasil para contribuir com o fortalecimento da democracia no mundo, com pleno respeito à soberania e à independência das nações", disse Bolsonaro em vídeo gravado ontem e exibido aos líderes nesta sexta-feira, 10.

A fala vem apenas três meses após o presidente ter que publicar uma carta à nação para sinalizar compromisso com o Estado de Direito após fazer discursos de tom antidemocrático nos atos de 7 de setembro.

No pronunciamento de hoje, Bolsonaro ainda parabenizou Biden, com quem já trocou farpas públicas, pela convocação da Cúpula. "É uma oportunidade de renovar, no mais alto nível, o compromisso comum com a democracia e combate à corrupção", afirmou. "Temos trabalhado com determinação para forjar cultura de diálogo, liberdade e inclusão social", acrescentou. O teor do discurso foi antecipado ontem pelo Ministério das Relações Exteriores.

O presidente também ressaltou que o governo brasileiro valoriza o direito à livre expressão. "Inclusive na internet, algo essencial para com funcionamento de uma democracia saudável. Valorizamos o direito de todos de expressarem suas opiniões e de serem ouvidos", afirmou, no momento em que vive uma nova tensão com o Supremo Tribunal Federal (STF) depois de o ministro Alexandre de Moraes abrir investigação contra a live em que o presidente fez uma falsa relação entre vacinas contra covid-19 e Aids.

De acordo com o chefe do Executivo, a proteção aos direitos humanos é um valor inerente ao governo e orientador de políticas públicas no País. "Reafirmo nossa determinação de proteger e respeitar direitos humanos e liberdades fundamentais", sustentou Bolsonaro.