Brasil faz três no primeiro tempo e bate Gana no penúltimo amistoso antes da Copa

Marquinhos e Richarlison, duas vezes, marcaram os gols da vitória da seleção brasileira, que não deu chances ao adversário ao longo dos 90 minutos

Brasil faz três no primeiro tempo e bate Gana no penúltimo amistoso antes da Copa - Reprodução FIFA/CBF


O Brasil venceu a seleção de Gana por 3 a 0 na tarde desta sexta-feira (23), em Le Havre, na França. Marquinhos e Richarlison, duas vezes, marcaram os gols da vitória do esquadrão canarinho ainda no primeiro tempo.Agora, a seleção brasileira volta a campo na próxima terça-feira (27) diante da Tunísia. A bola rola no Parque dos Príncipes, em Paris. O duelo será o último compromisso do Brasil antes da Copa do Mundo, que tem início marcado para o dia 20 de novembro.


O Brasil está no Grupo G, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. Como o Mundial prevê o cruzamento entre as chaves de ambas seleções na segunda fase, e Gana está no Grupo H, existe a possibilidade de o confronto desta sexta se repetir nas oitavas de final.

O jogo

O Brasil foi a campo com uma formação bastante ofensiva, com destaque para o quinteto formado por Paquetá, Neymar, Raphinha, Richarlison e Vini Jr. A estratégia de Tite deu certo, e a seleção decretou a vitória ainda no primeiro tempo.

Com apenas oito minutos de jogo, Raphinha cobrou escanteio da direita, e Marquinhos subiu livre para abrir o placar. Aos 27, Richarlison recebeu de Neymar na entrada da área e finalizou de primeira para ampliar a vantagem do Brasil. Aos 39, o camisa 9 voltou a balançar a rede ao acertar um cabeceio certeiro após cobrança de falta de Neymar pelo lado esquerdo.

No segundo tempo, Tite deu chances para Matheus Cunha, Antony, Fabinho e Bremer mostrarem serviço. Ambos brigam por vaga na lista final de convocados do treinador. Eles entraram nas vagas de Richarlison, Vini Jr, Casemiro e Thiago Silva, respectivamente. Mais tarde, ainda entraram Rodrygo e Everton Ribeiro nas vagas de Raphinha e Paquetá.

Mas o esquadrão canarinho não conseguiu manter o mesmo volume de jogo apresentado na primeira etapa. A seleção de Gana, por sua vez, não levou perigo. Mesmo chegando com menos frequência ao gol de Wallacott, o Brasil dominou as ações do jogo até o apito final.

BRASIL 3 x 0 GANA

Local: Estádio Océane, em Le Havre - França

Data: 23/09/2022

Árbitro: Mikaël Lesage (FRA)

Auxiliares: Alexis Auger (FRA) e Valentin Evrard (FRA)

Quarto árbitro: Guillaume Paradis (FRA)

Cartão amarelo: Casemiro, Neymar e Matheus Cunha / Odoi, Iddirisu Baba e André Ayew.

Gols: Marquinhos, aos 10 minutos do primeiro tempo; Richarlison (2x), aos 27 e 38 minutos do primeiro tempo 

BRASIL: Alisson; Éder Militão, Thiago Silva (Bremer), Marquinhos e Alex Telles; Lucas Paquetá (Everton Ribeiro) e Casemiro (Fabinho); Neymar, Raphinha (Rodrygo), Vini Jr (Antony) e Richarlison (Matheus Cunha). Técnico: Tite.

GANA: Wallacott; Odoi, Amartey, Djiku e Rahman Baba; Kudus, Iddrisu Baba e André Ayew (Semenyo); Sulemana (Iñaki Williams), Aafena-Gyan (Salisu) e Jordan Ayew. Técnico: Otto Addo.