Brasil goleia Panamá por 4 a 0 na estreia da Copa do Mundo

Seleção brasileira atropela equipe centro-americana na 1ª rodada do Mundial e lidera Grupo F da competição; ponta Ary Borges anota hat-trick

Brasil goleia Panamá por 4 a 0 na estreia da Copa do Mundo - Thais Magalhães/CBF


A seleção brasileira goleou Panamá por 4 a 0 nesta segunda-feira (24), no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, na estreia da Copa do Mundo Feminina. Ary Borges, autora de um hat-trick, e Bia Zaneratto anotaram os gols da vitória da Canarinho. Com o triunfo, o Brasil se tornou líder do Grupo F do Mundial.


O Brasil foi a três pontos na chave, dois a mais que França e Jamaica - as duas equipes empataram por 0 a 0 na estreia. No próximo sábado (29), a seleção brasileira encara a França pela 2ª rodada da Copa do Mundo. O duelo é considerado confronto direto pela primeira vaga do Grupo F.

O JOGO

A primeira grande chance do Brasil na partida foi logo no primeiro minuto. Debinha ganhou em velocidade, e a bola ficou para a ponta Adriana, que invadiu a área e parou em defesa da goleira Bailey. Nos minutos seguintes, a Canarinho pressionou bastante Panamá, levando muito perigo.

Aos 18, Debinha partiu para cima pela esquerda e cruzou para a área, onde Ary Borges surgiu sozinha para abrir o placar: 1 a 0 para a seleção brasileira - a camisa 17 se emocionou na comemoração. Com o gol, a Canarinho passou a reduzir a empolgação dos primeiros minutos.

A primeira etapa seguiu com o Brasil melhor. Dominante, a equipe de Pia Sundhae não deixava Panamá sair do campo de defesa. Aos 35, a volante Luana arriscou de fora da área e forçou uma grande defesa da goleira Bailey.

Na sequência, foi a vez de Tamires cruzar na cabeça de Ary Borges. No rebote, a camisa 17 ampliou para o Brasil em Adelaide. A seleção brasileira foi para o intervalo com vantagem de dois gols.

A Canarinho voltou com tudo para a segunda etapa. Aos dois minutos, Ary Borges foi lançada na área e deixou para trás para Bia Zaneratto, que teve apenas o trabalho de completar para as redes: 3 a 0. A primeira tentativa de Panamá na partida aconteceu aos 12 do segundo tempo. A goleira Lelê encaixou bem um chute da zagueiro Reyes.

Pouco depois, Pia Sundhage realizou três alterações logo de cara. Geyse, Gabi Nunes e Bruninha foram levadas a campo pela comandante da Canarinho - Debinha, Bia Zaneratto e Antônio foram sacadas. Aos 29, a atacante Geyse partiu para cima e cruzou pela esquerda. O quarto gol foi uma repetição de muitas outras jogadas: Ary Borges ganhou da defesa e anotou o terceiro na partida.

Com a goleada, Pia resolveu fazer mais duas mudanças. A volante Duda Sampaio entrou na vaga de Luana, enquanto a outra mexida empolgou o público no Hindmarsh Stadium. Rainha do Futebol, Marta entrou no lugar de Ary Borges, melhor jogaadora da partida. A torcida ovacionou a camisa 10 brasileira.

A Rainha Marta teve tempo para cobrar uma falta na entrada da área - a goleira Bailey defendeu o chute. Nos minutos finais, Lelê foi exigida em finalização da atacante Tanner. A goleira do Brasil espalmou para o lado. O apito final decretou a goleada: Brasil 4 a 0 Panamá em Adelaide. 

BRASIL 4 X 0 PANAMÁ

Local: Hindmarsh Stadium, Adelaide - Austrália
Data: 24/07/2023
Árbitra: Cheryl Foster (GAL) 
Assistentes: Michelle ONeill (IRL) e Franca Overtoom (HOL)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
Gols: Ary Borges, aos 18 e 37 minutos do primeiro tempo, e aos 29 do segundo tempo; Bia Zaneratto, aos dois minutos do segundo tempo.

BRASIL: Lelê; Antônia (Bruninha), Lauren, Rafaelle e Tamires; Kerolin, Luana (Duda Sampaio), Ary Borges (Marta) e Adriana; Bia Zaneratto (Gabi Nunes) e Debinha (Geyse). Técnica: Pia Sundhage.

PANAMÁ: Bailey; Castillo, Rosi, Pinzón, Reyes e Jaen (Natis); Quintero (Salazar), Gonzalez, Millis (Cedeño) e Villarreal (Lineth Cedeño); Riley (Tanner). Técnico: Ignacio Quintana.