Campanha alerta para os perigos do uso do celular no volante

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso de smartphone é a terceira causa de mortes no trânsito no país, ficando atrás apenas do uso de álcool e do excesso de velocidade

O ato irresponsável de usar o celular ao volante pode ser uma combinação fatal para muitos motoristas. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso de smartphone é a terceira causa de mortes no trânsito no país, ficando atrás apenas do uso de álcool e do excesso de velocidade. 

Dados da Abramet apontam que o ato de digitar uma mensagem de texto enquanto dirige faz com que o veículo seja conduzido por diversos metros sem o olhar atento do condutor, que chega a ficar, em média, 4,5 segundos sem prestar atenção na via. Segundo dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), referentes ao ano de 2021, pelo menos 250 mil condutores foram flagrados utilizando o celular no trânsito.


O cuidado de não utilizar o celular enquanto dirige também reflete a responsabilidade do motorista para com aqueles a sua volta, pois a distração com smartphones podem ocasionar colisões ou atropelamentos envolvendo múltiplas vítimas. Cabe lembrar também que, mesmo em ligações, o perigo é alto, pois o motorista dedica outros sentidos que deveriam estar focados na rodovia: manual (motorista tira a mão que devia estar comandando a direção), visual (desvio do olhar) e cognitiva (desvio do foco, distração emocional e maior tempo de reação).

Diante desta realidade, a Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, lança neste mês uma campanha educativa para informar e conscientizar os motoristas que atender uma simples ligação, postar fotos nas redes sociais e enviar ou ler mensagens enquanto dirige, podem resultar em situações trágicas no trânsito.

A campanha será divulgada nos meios de comunicação da Companhia como: cartazes fixados nas cabines das quatro praças de pedágio (Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz), no site institucional (www.triunfotransbrasiliana.com.br), no Twitter (@br153sp), no perfil no Instagram (@triunfotransbrasiliana), no LinkedIn e também em mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMV’s) ao longo do trecho.

A Concessionária realiza constantemente campanhas educativas para reduzir o número de vítimas no trânsito. A Companhia faz parte da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa que engaja o setor empresarial em ações voltadas ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, entre eles a meta 3.6 - Até 2030, reduzir pela metade as mortes e lesões por acidentes no trânsito. 

Infrações e multas

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os motoristas que forem flagrados pelas autoridades de trânsito segurando ou manuseando o celular enquanto dirigem, terão que desembolsar R$ 243,47 em multa (infração gravíssima), além de acumular sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação - CNH.