Catanduva promove dia 'D' da Empregabilidade

O Dia 'D' da empregabilidade reforça as ações de Inclusão das pessoas com deficiência para o mercado de trabalho

.

Catanduva promove dia 'D' da Empregabilidade - Divulgação


A Prefeitura de Catanduva, por meio da Inclusão Social, promoveu nesta terça-feira (21) o “Dia D” da Empregabilidade, com o objetivo de dar oportunidade às Pessoas com deficiência. O evento aconteceu das 8 às 12 horas, na sede do órgão, na rua Quinze de Novembro, 1600. A programação marca o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência em Catanduva. O evento tem como principal objetivo capacitar e encaminhar as pessoas com deficiência ao mercado de trabalho.


As pessoas com deficiência puderam entregar o currículo em mão para as empresas participantes. Participaram do evento as empresas: Unimed, Fundação Padre Albino, Usina Cofco, Cocam, Proença Supermercados, Matilat, Citrosuco, Usina Colombo, SENAC e SEBRAE. Quem não tivnha currículo, pode fazer na hora. A ação disponibilizou computador e atendentes que auxiliaram na formação cadastral.

Durante o evento, uma 'oficina' de “Como se preparar para o mercado de trabalho e preparação de currículos”,ajudou os interessados. A usina Cofco foi responsável pela capacitação. Além da palestra, a usina apresentou um projeto de inclusão “Eficiente assim como você” para os participantes.

Já o Proença Supermercados ofereceu um mini-curso de “Capacitação básica para empacotador de mercadorias para pessoas com deficiência intelectual”, com carga horária de duas horas, todos os alunos participantes receberam certificado.

Confira parte de como foi o evento de hoje (21)












A Secretaria de Desenvolvimento da prefeitura de Catanduva, em parceria com o SENAC e SEBRAE, ainda vai desenvolver  várias atividades extras.

Segue a programação das atividades extras ao Dia 'D da Empregabilidade de Catanduva:

SEBRAE vai oferecer um curso de Empreendedorismo, que será realizado no dia 05 de outubro, na Inclusão, das 14h às 18h. Também fará a captação para futuras turmas de cursos técnicos. No evento, haverá orientações sobre abertura de empresa e acesso ao crédito.

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) também estará presente, no dia 5 de outubro, para orientar as pessoas com deficiência a respeito da carteira de trabalho digital e como acessar e utilizar os serviços do SINE de um jeito rápido e simples, por meio do aplicativo.

O SENAC disponibilizará dois palestrantes: Gustavo Centurion Stuchi, agente técnico administrativo do SENAC que fará a palestra motivacional contando sua própria experiência de vida, das 10 às 11 horas, ambém no dia % de outubro. A docente Lauanda Hernandes Sader Joaquim, psicóloga e pedagoga com MBA em Gestão de Pessoas pela FGV fará a palestra sobre elaboração de currículo, das 9h30 às 10 horas.

Neste dia, a Secretaria de Assistência Social estará orientando às pessoas com deficiência a respeito dos serviços prestados. A Secretária Municipal de Trânsito também estará presente das 9 às 10 horas, para esclarecer dúvidas sobre a emissão das credenciais para o estacionamento de pessoas com deficiência e a respeito da gratuidade do transporte urbano.