CDHU inicia demolição da Favela Marte, no interior de SP

Finalização do Projeto Favela Marte 3D, com toda infraestrutura realizada pela Prefeitura de Rio Preto e a construção das 240 moradias populares pela CDHU, está prevista para 2023

Começou na segunda-feira (8), a demolição dos barracos da Favela Marte - antiga Favela da Vila Itália, em São José do Rio Preto (SP).  A CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo é a responsável pela demolição e retirada do entulho da área da favela. De acordo com o gerente regional da CDHU Osvaldo Carvalho, essa fase deve seguir pelos próximos 10 dias, dependendo do clima.

“A CDHU contratou uma empresa demolidora para derrubar os barracos e limpar a área. São cerca de 200 barracos que devem ser demolidos e fazer o transbordo do entulho para uma área próxima da favela onde a prefeitura fará a separação dos materiais e transporte para um local definitivo. Esse trabalho deve durar cerca de 10 dias”, explicou o gerente.


As famílias, aproximadamente 600 pessoas, entre adultos e crianças que moravam na favela, foram transferidas para outras casas e apartamentos temporários onde a Instituição Gerando Falcões, com a ajuda da iniciativa privada, está garantindo o pagamento de aluguel social para os moradores que permanecerão morando nesses locais até o final do processo de urbanização da área.

O secretário Municipal da Habitação Manoel de Jesus Gonçalves acompanhou os trabalhos realizados nesta segunda-feira (8) e informou que após toda a limpeza da área, inicia-se a terraplenagem que será responsabilidade da ONG Gerando Falcões.

“A Prefeitura de Rio Preto então dará início às obras de infraestrutura no local como asfalto, iluminação e rede de água e esgoto que ficarão a cargo do município”, disse o secretário.

A construção das casas será a última fase do projeto Favela Marte 3D, sendo realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, representado pela CDHU.

A derrubada dos barracos ocorreu mesmo debaixo da chuva fina que caiu em Rio Preto na manhã de ontem.

Participaram do primeiro dia de operação:  Manoel de Jesus Gonçalves, secretário da Habitação; Osvaldo Carvalho, gerente regional da CDHU;  funcionários da empresa em Rio Preto que darão prosseguimento ao trabalho; assessores e fiscais de Postura da secretaria que estão acompanhando diariamente o trabalho de mudança dos moradores. Também presentes o representante da comunidade o morador Benvindo Neri e alguns moradores.

A vereadora Cláudia de Giuli e outras três protetoras de animais da cidade estiveram no local para recolher alguns gatos que foram deixados pra trás. Isabel Pretto informou que, com a ajuda da DIBEA- Diretoria do Bem-Estar Animal da Prefeitura, durante o fim de semana foram recolhidos 26 animais e hoje foram retirar outros 10 gatos que  serão levados para triagem dos veterinários e, se necessário, realizar a castração.

Essa fase de demolição e limpeza da área deve ser finalizada até o dia 19 de agosto. E a finalização do Projeto Favela Marte 3D, com toda infraestrutura realizada pela Prefeitura de Rio Preto e a construção das 240 moradias populares pela CDHU, está prevista para 2023.