Censo 2021: Inscrições para 181 mil vagas no IBGE começam hoje

As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses

Censo 2021: Inscrições para 181 mil vagas no IBGE começam hoje - Divulgação


Estão abertas a partir desta terça-feira (23) as inscrições para recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 181.898 vagas em todo o país. As inscrições poderão ser feitas até 19 de março.


São 79.347 vagas no sudeste; 46.234 no nordeste; 28.325 no sul; 14.614 no centro-oeste e 13.378 no norte. Para concorrer é preciso ter ensino fundamental completo e pagar uma taxa de R$ 25,77. As provas serão no dia 25 de abril.

As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador.

Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados.

O ideal é que os recenseadores aprovados no processo seletivo sejam moradores das próprias localidades onde vão trabalhar, para economia de custos com deslocamentos e maior produtividade nas visitas domiciliares. No Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), o recenseador registrará as informações coletadas no Censo 2021.

No hotsite do Censo 2021 haverá um simulador em que os candidatos poderão estimar a remuneração a ser obtida, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.


Comentários