Chuva forte atinge São Paulo e traz alerta para alagamento; veja previsão

O mês de junho deve iniciar a madrugada desta quinta-feira, 1º, com céu com muitas nuvens, chuvisco e termômetros em torno dos 15°C

Chuva forte atinge São Paulo e traz alerta para alagamento; veja previsão - Marcelo Camargo/ Agência Brasil


A atuação de um cavado meteorológico - condição de vento que influencia a formação de chuvas intensas -, que se desloca do Centro-Oeste para o Sudeste do Brasil, provoca instabilidades na condição climática. Até esta quarta-feira, 31, a formação de uma nova área de baixa pressão, próximo da costa de São Paulo, também favorece para a atuação de nuvens muito carregadas, segundo a Climatempo.


Ao longo desta quarta-feira, as instabilidades atingem todo o Estado de São Paulo, inclusive a capital paulista, onde a chuva já está presente desde a madrugada em diversos pontos da cidade. O dia será marcado por tempo instável e chuvoso, em decorrência do avanço de um sistema de baixa pressão atmosférica.

"As precipitações devem ser generalizadas com intensidade moderada, por vezes forte, e vêm acompanhadas de trovoadas e eventuais rajadas de vento que podem superar os 60km/h. Em função das instabilidades, as temperaturas também permanecem baixas", acrescenta o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo.

O último recorde de temperatura mínima do ano ocorreu em 16 de maio com 9,8°C de média na cidade. Já a menor mínima absoluta, aquela observada em um único local, ocorreu em Parelheiros, na zona sul, com 3,9°C, na mesma data. Já a menor máxima foi registrada em 5 de janeiro, com 18,3°C, e a menor máxima absoluta foi registrada em 19 de fevereiro com 17,1°C em Parelheiros.

A expectativa, de acordo com o CGE, é que o mês de maio termine com chuva significativa, por causa da propagação de um sistema de baixa pressão atmosférica, que deve provocar chuva com volumes elevados em boa parte do Estado, inclusive na capital paulista e região metropolitana.

O mês de junho deve iniciar a madrugada desta quinta-feira, 1º, com céu com muitas nuvens, chuvisco e termômetros em torno dos 15°C. No decorrer do dia, sol entre nuvens, porém, sem a elevação significativa da temperatura. A máxima não deve superar os 20°C.

"Não há previsão de chuva significativa, apenas garoa intermitente, principalmente nas regiões mais próximas do extremo sul da capital paulista entre o fim da tarde e o início da noite", afirma o CGE.

Previsão do tempo em São Paulo nos próximos dias:

- Quarta-feira: entre 15º e 19º - chuvoso;

- Quinta-feira: entre 15º e 21º - nublado e com garoa à tarde e à noite;

- Sexta-feira: entre 14º e 23º - sem previsão de chuva;

- Sábado: entre 13º e 25º - sem previsão de chuva;

- Domingo: entre 14º e 25º - sem previsão de chuva.

Em Mato Grosso do Sul, que já registra chuva desde terça-feira, 30, a tendência é de que a chuva persista ainda nesta quarta-feira, com possibilidade de temporais atingirem o Estado da região Centro-Oeste. "A chuva forte, persistente e volumosa tem potencial para causar transtornos, como alagamentos e enxurradas", alerta a Climatempo.