Cidades do interior de SP aguardam índices da pandemia para manter a festa de Carnaval

A maioria das cidades estuda pedir passaporte de vacinação para liberar a fantasia

Cidades do interior de SP aguardam índices da pandemia para manter a festa de Carnaval - Reprodução


Impossível de imaginar o brasileiro sem o Carnaval, pois bem, a data mais popular do país está de volta em 2022 e cidades da região de Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente já esquentam os tamborim e prometem fazer uma festa controlada. A maioria delas, em que o Carnaval faz parte do calendário anual de eventos, estuda exigir o passaporte de vacinação e vai analisar os índices da pandemia para liberar o folião , visando a retomada do turismo e impulsionar a economia local. .


Votuporanga que tem um dos maiores festivais da folia no país já conta com a chegada de pelo menos 80 mil turistas. O Bloco Oba confirmou atrações de tirar o pé do chão. Gusttavo Lima, Luisa Sonza, Dj Dennis estão entre as mais de 12 atrações. A festa terá todos os protocolos sanitários exigidos pelo Plano São Paulo mas ainda não ficou definido sobre a obrigatoriedade da apresentação sobre o passaporte de vacinação, que deve ser anunciado conforme as orientações do Governo Doria. 

Ibirá, na região de Catanduva, também já anunciou as atrações (Os Barões da Pisadinha, Bonde do Tigrão e João Bosco e Vinícius) mas também espera o Plano São Paulo para fazer as restrições sanitárias, a Prefeitura informou que ainda existe a possibilidade de cancelar a festa. Já Catanduva, que tem o Carnaval mais tradicional da região foi decisiva, adiantou que em 2022 os foliões ficarão sem os tradicionais desfiles de Escolas de Samba. Para a Prefeitura da cidade, o momento ainda é de observar os rumos da pandemia.

Como Catanduva outras cidades já aboliram as festas pelo mesmo motivo, a pandemia. Potirendaba também cancelou a festa nas ruas da cidade, a prefeita Gislaine Franzotti, decidiu junto ao Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus cancelar a festa que é uma das mais tradicionais da região,  na última edição recebeu mais de 15 mil pessoas.

Fernandópolis, Urupês e Uchoa também decidiram que não vão realizar a festa no ano que vem. Mirassol, Olímpia, Jales e Pereira Barreto devem bater o bumbo nas próximas semanas se libera a fantasia ou não.

Rio Preto, Santa Fé do Sul anunciaram que podem realizar a festa mas também esperam os números e índices com relação à Covid-19. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico reitera que a realização do Carnaval depende das condições sanitárias relacionadas a Covid-19. As mesmas continuam sendo avaliadas junto à Secretaria de Saúde”, informou a nota da Prefeitura de Rio Preto.

Na região de Araçatuba até agora as principais cidades irão manter o Carnaval.

A Prefeitura de Presidente Prudente (SP), cidade que o Carnaval não tem tradição, informou que não tem previsão sobre a liberação do Carnaval. Em Presidente Epitácio haverá desfiles de três Escolas de Samba e o Carnaval está mantido.

Veja la ista das cidades que o Carnaval já foi anunciado:

Votuporanga

Ibirá (ainda em estudo)

Santa Fé do Sul

Ilha Solteiras

Pereira Barreto

Olímpia

Mirassol

Jales

Rio Preto (ainda em estudo)