Clube Amigos dos Deficientes (CAD) de Rio Preto enfrenta a imprensa local em jogo amistoso; veja melhores momentos

Fundado em 2004, o CAD é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento da Pessoa com Deficiência na sociedade

Clube Amigos dos Deficientes (CAD)  de Rio Preto enfrenta a imprensa local em jogo amistoso; veja melhores momentos - Arquivo pessoal


A invenção da roda mudou a vida do homem desde os primórdios, por volta de 3.500 AC, lá na Mesopotâmia (onde hoje fica a Turquia), não se sabe ao certo quem projetou essa ferramenta mas sabe-se que mudou a história da humanidade. As primeiras rodas eram de madeira resistente, depois vieram os aros e mais tarde, a roda passou a fazer parte também das máquinas industriais e então veio a revolução e o desenvolvimento. E essa transformação não é diferente nos dias de hoje. Ontem pude desenvolver um pouco mais a minha percepção da vida ao participar de um jogo amistoso da imprensa de Rio Preto (SP) contra o já consagrado basquete sob rodas do CAD (Clube dos Amigos do Deficientes), o evento faz parte das comemorações de 18 anos da instituição.


Ás 16 horas desta segunda-feira (21), jornalista dos veículos de comunicação SBT Interior, eu (Juliano Abocater) e Rodrigo Vasconcelos, da Tv Tem, Felipe Modesto, do Jornal Diário da Região, Lucas Israel e da Tv Record, Robson Ricci tivemos a oportunidade de vivenciar a prática do esporte adaptado e que nos ensinou uma grande lição: A inclusão é necessária e tem o poder de mudar a vida das pessoas.

O sorriso no rosto dos jogadores do CAD ao nos receber em quadra mostra como a inclusão tranforma a vida das pessoas, com um tratamento primoroso, os jogadores puderam dividir durante uma hora e meia a prática desse esporte. O desafio em coordenar o bate bola e ao mesmo tempo a dinãmica da cadeira de rodas precisa de muita prática e treino, no caso, nos jornalista sem essa destresa, podemos apenas experimentar o que é estar ali em busca de dignidade e inclusão. 

Com paciência, as feras do CAD, nos passou alguns truques e dicas para conseguir jogar. Um pouco de treino para esquentar o corpo e então começou o jogo. O primeiro 'tempo', a imprensa jogou em pé contra o CAD e levamos uma 'surra', placar final: CAD 8 x 2 Imprensa, (único ponto do tempo foi eu quem marquei, rss). No segundo período, todos em cadeiras de rodas adaptadas, aí veio o digamos, 'vexame', CAD 16 x Imprensa 6. Nesse placar o que importa é o respeito e a experiência de viver o que todos os dias, esses atletas dedicados vivem e com maestria. Apesar das limitações, nada impede a felicidade e o bem-estar de fazer parte da vida cotidiana.

Para Jatobá, jogadores e fundador do CAD, "Viver sob duas rodas é poder viver com sabedoria e tirar da vida o que há de melhor, nada pode impedir o ser humano de buscar a felicidade que está dentro de nós", acrescentou.

Parabéns pelo trabalho desenvolvido e pela dedicação e alegra de viver. Só tenho a agradeçer pela incrível experiência que o time nos proporcionou. Vida longa ao CAD

Assista aos melhores momentos.












Sobre o CAD

Fundado em 2004, o CAD é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento da Pessoa com Deficiência na sociedade.

O CAD/Corinthians/Vetnil/Smel é tricampeão brasileiro da primeira divisão (2015, 2017 e 2019), pentacampeão paulista da primeira divisão (2011, 2012, 2013, 2018 e 2019), campeão do Troféu Maria Nanci/Reatch (2008) e bicampeão do torneio regional (2011 e 2012), além de ter ganho por duas vezes a segunda divisão do campeonato paulista e uma vez o nacional da divisão B. No cenário internacional, a equipe conquistou de forma invicta o Sul-Americano Interclubes (2012), em Bogotá na Colômbia, e a 3ª Copa Internacional Togo Renan Soares (2008).

O time, que é comandado pelo treinador Octávio de Paula e formado por: Paulo César dos Santos, o Jatobá, Leandro de Miranda, Erick Epaminondas da Silva, Everaldo Caitano de Lima, Wandemberg Nejaim Nascimento, Irio Francisco Nunes, Paulo Fernandes Borges, Robson Feijão e Edilson Bessimo das Neves.

A equipe alvinegra também conta com a parceria da Vetnil Produtos Veterinários, com sede na cidade de Louveira-SP, e que há 16 anos dá todo suporte para a entidade e atualmente contempla mais de 100 atletas.