Consumidor deve resgatar créditos da Nota Fiscal Paulista até sábado

Caso contrário, créditos serão perdidos após mudança em lei

Consumidor deve resgatar créditos da Nota Fiscal Paulista até sábado - EBC


A partir do próximo domingo (17), os créditos da Nota Fiscal Paulista que foram liberados há mais de 12 meses serão expirados. Por isso, quem tiver créditos e não fizer o resgate até sábado (16), pode perder dinheiro. 


A alteração do prazo de resgate foi feita pelo governador João Doria em outubro do ano passado. Antes, o prazo para fazer a coleta era de cinco anos.

A partir desta semana, os créditos da Nota Fiscal Paulista permanecem à disposição dos participantes por um ano a contar da liberação e podem ser utilizados a qualquer momento dentro desse período. Os valores liberados e que não forem utilizados pelos consumidores retornarão ao Tesouro do Estado. O valor mínimo para transferência é de R$ 0,99.

COMO FAZER

Para transferir os recursos para uma conta corrente ou poupança, basta utilizar o aplicativo (app) oficial da Nota Fiscal Paulista pelo tablet ou smartphone, digitar o CPF/CNPJ e senha cadastrada e solicitar a opção desejada. Quem preferir pode utilizar a página na internet. Nas duas opções, os valores serão creditados na conta indicada em até 20 dias.

No mês de outubro também é possível destinar os créditos para abatimento do IPVA.

SENHA

O consumidor que não lembrar a senha, pode fazer a troca pelo site em "Esqueci minha senha". Ao digitar seu CPF e clicar em "OK" serão apresentadas três opções:

- Envio de frase para lembrar a senha (por e-mail).
- Envio de endereço de página para cadastramento de nova senha (por e-mail)
- E por último a opção "Recadastrar", que sugerimos ser utilizada em último caso, por exemplo, se o consumidor esqueceu a senha e mudou o e-mail. Essa opção, por questões de segurança, requer envio de correspondência ou comparecimento ao Procon, Poupatempo ou Secretaria da Fazenda e Planejamento para desbloquear a senha, conforme guia de desbloqueio de senha.

Essa medida que envolve envio de documentação ou comparecimento aos postos de atendimento é extremamente importante, para evitar fraudes, criação de contas falsas e que terceiros se aproveitem de créditos de outras pessoas.