A PARTIR DE HOJE
Contra a Dengue: Prefeitura de Rio Preto começa nebulização veicular
Ação faz parte da campanha “Rio Preto sem Dengue: a Luta é de Todos”, que visa ao combate do mosquito Aedes aegypti
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta quarta-feira, 15/1, a nebulização veicular, nas áreas de abrangência do Estoril e do São Francisco. A ação conta com a parceria do governo estadual e faz parte da campanha Rio Preto sem Dengue: a Luta é de Todos, que visa ao combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A nebulização veicular será realizada em três ciclos, sendo:
- Ciclo 1: dias 15, 16 e 17 de janeiro, nas áreas Estoril e São Francisco
- Ciclo 2: dias 22, 23 e 24 de janeiro, nas áreas Central, Vila Elvira e Caic
- Ciclo 3: dias 29, 30 e 31 de janeiro, nas áreas Caic, Cidade Jardim, Vila Toninho e Engenheiro Schmitt
A ação está prevista para acontecer entre 18h e 21h, com quatro carros atuando simultaneamente nas áreas elencadas.
NEBULIZAÇÃO VEÍCULAR
A nebulização veicular é uma técnica que consiste na emissão de uma nuvem de fumaça com inseticida, em aparelho acoplado a um carro. O inseticida adentra as residências onde o inseticida é aplicado, matando o mosquito alado (adulto).
RECOMENDAÇÕES
Durante a aplicação da nebulização veicular, moradores devem seguir recomendações para que haja eficiência do produto e ao mesmo tempo não contamine superfícies. Por isso, é importante deixar portas e janelas abertas para o inseticida alcançar os ambientes internos e atingir o mosquito. Alimentos e recipientes com água e comida dos animais devem ser tampados, enquanto utensílios de cozinha devem ser guardados.
CUIDADOS SEMANAIS
Além da nebulização veicular, a Prefeitura está intensificando as demais ações de combate ao mosquito Aedes, reforçando a nebulização costal em áreas com maior índice de dengue, a Borrifação Residual Intradomiciliar em escolas e imóveis especiais, a limpeza urbana, e o mutirão dos agentes de saúde aos sábados.
A população também deve ajudar no combate ao Aedes, vistoriando a própria residência uma vez por semana visando à limpeza ou ao descarte de recipientes que possam acumular água e assim favorecer a proliferação do mosquito.