ENSINO MUNICIPAL
Creches 2025: veja como buscar vaga para período integral ou parcial na rede municipal de Rio Preto
Rede municipal tem unidades em todas as regiões de Rio Preto para atender crianças de 0 a 3 anos
A rede municipal de ensino de São José do Rio Preto está recebendo solicitação de vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos. O atendimento começa aos 4 meses e depende da demanda de cada unidade escolar.
Para quem busca o período parcial — manhã ou tarde —, o pedido deve ser feito diretamente nas escolas municipais que oferecem essa modalidade , com a apresentação da certidão de nascimento da criança e comprovante de residência atual.
Já para o período integral, é necessário protocolar a solicitação no Poupatempo, na Prefeitura Regional Norte ou no Posto de Atendimento “Moacir de Araújo Góes”, no distrito de Engenheiro Schmitt. É possível indicar até três unidades desejadas, com preferência para escolas próximas da residência ou do local de trabalho da pessoa responsável.
Os critérios de classificação na lista de espera de vagas seguem normas da Constituição Federal, de legislações específicas e diretrizes da Educação. Entre os fatores de prioridade estão a situação de vulnerabilidade social da criança e o vínculo empregatício dos pais ou responsáveis. Crianças matriculadas no parcial podem ficar na fila do período integral.
De acordo com a Secretaria de Educação, a medida tem como objetivo atender à demanda da população de forma organizada e transparente, garantindo que as famílias mais necessitadas tenham acesso ao serviço.
Obrigatório
A partir dos 4 anos, o ensino passa a ser obrigatório. A família deve procurar a escola municipal mais próxima, que fará a matrícula ou indicará a unidade mais adequada para o atendimento. A orientação vale para a faixa que vai da pré-escola (crianças de 4 e 5 anos) até o 5º ano do Ensino Fundamental. Apenas a escola Darcy Ribeiro, no bairro Santo Antônio, atende alunos na faixa de 11 a 14 anos, com turmas dos anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano).