De mãos dadas pelo desenvolvimento da região de Araçatuba

De mãos dadas pelo desenvolvimento da região de Araçatuba - Divulgação


Os grupos empresariais de networking desempenham um papel crucial no mundo dos negócios. Eles oferecem uma plataforma para que empreendedores, profissionais e empresários possam se conectar, colaborar e trocar conhecimentos, experiências e oportunidades comerciais. Esses grupos fornecem um ambiente propício para o estabelecimento de relacionamentos sólidos e duradouros, que podem ser benéficos tanto para os indivíduos envolvidos quanto para as suas empresas.


Assim é o Gerar (Grupo de Empreendedores da Região de Araçatuba) criado em 2019, “adormecido” durante a pandemia e retomado agora. Neste ano, realizou duas ações e prevê ainda workshops, business meeting e o desenvolvimento de um prêmio para destacar os empresários regionais de cada setor, sempre buscando fortalecer a relação entre as empresas da região.

Dentre os benefícios de fazer parte de um grupo como o Gerar é a expansão da rede de contatos. Ao participar de um grupo empresarial de networking, você tem a oportunidade de conhecer pessoas de diversas áreas e setores. Essas conexões podem abrir portas para novas oportunidades de negócios, parcerias estratégicas, fornecedores confiáveis, potenciais clientes e até mesmo mentores ou investidores.

Há também a troca de conhecimentos e experiências. Os grupos empresariais de networking reúnem pessoas com diferentes habilidades, conhecimentos e experiências. Essa diversidade permite a troca de informações valiosas e insights que podem ajudar a solucionar problemas comerciais, obter conselhos especializados e aprender com as experiências dos outros.

Os grupos de networking são uma excelente plataforma para promover seus produtos, serviços ou habilidades profissionais, ou seja, potencializam a geração de novos negócios. Ao compartilhar informações sobre o que você faz, suas metas e suas necessidades, você pode atrair a atenção de potenciais clientes, parceiros de negócios ou até mesmo empregadores em potencial.

Em se falando do profissional, e não apenas da organização da qual você faz parte, participar de redes de negócios empresariais pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Você pode ter acesso a workshops, palestras, eventos educacionais e treinamentos que ampliarão suas habilidades, conhecimentos e competências. Além disso, ao interagir com profissionais de sucesso, você pode se inspirar e aprender com suas trajetórias e estratégias.

Há de se destacar ainda o suporte e a motivação. Empreender e administrar um negócio pode ser desafiador e solitário em alguns momentos. Os grupos empresariais de networking, como o Gerar, fornecem um ambiente de apoio, onde você pode compartilhar suas preocupações, receber feedback construtivo, encontrar soluções para os desafios comuns e obter encorajamento e motivação dos colegas.

Por fim, por meio do Gerar e de outros grupos de networking, você pode ter acesso a uma variedade de recursos e oportunidades. Isso inclui informações sobre eventos, feiras comerciais, programas de financiamento, programas de aceleração de negócios, recursos educacionais e muito mais. Essas oportunidades podem impulsionar o crescimento e o sucesso da sua empresa.

Em resumo, os grupos empresariais de networking são essenciais para construir relacionamentos, expandir sua rede de contatos, aprender com outros profissionais, promover o seu negócio e encontrar apoio em sua jornada empreendedora. Eles desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e crescimento dos negócios, além de proporcionar um ambiente de colaboração e troca de ideias.

No caso do Gerar, há ainda a especificidade de os empresários serem focados em fomentar negócios na região de Araçatuba, buscando soluções junto ao poder público e também ao setor privado, compartilhando informações visando o desenvolvimento das suas empresas nos nossos municípios, sejam elas do comércio, indústria, agricultura ou serviços.

*Marcelo Mazzei é presidente executivo do Gerar (Grupo de Empreendedores da Região de Araçatuba)

*Os artigos de opinião publicados não representam necessariamente a opinião do sbtinterior.com