Delegações chegam a Rio Preto para a disputa dos Jogos Abertos

São José dos Campos, Santos, Sorocaba, Pindamonhangaba, Araçatuba e São Bernardo do Campo finalizam preparativos para receber os atletas

Delegações chegam a Rio Preto para a disputa dos Jogos Abertos - Marcelo Schaffauser/ SMCS


Faltando um dia para o início oficial do 85º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, as 185 delegações das cidades participantes finalizam os preparativos em seus alojamentos para receber os 8 mil atletas que competirão nas 28 modalidades em disputa.


A atual tetracampeã dos Jogos Abertos, São José dos Campos, tem a maior delegação composta por 574 pessoas entre atletas, treinadores e staff. Instalados na escola Jamil Khauan, os representantes de São José esperam ficar entre os três primeiros colocados.

“Claro que queremos a primeira colocação, mas sabemos que não somos imbatíveis e temos cidades fortíssimas na disputa, como Santos, Sorocaba, Piracicaba e a própria Rio Preto”, afirma o chefe da delegação joseense, Claudemir Cabral, que também comentou sobre os pontos fortes da cidade.

“Em São José nós temos o programa atleta-cidadão que trabalha com atletas de até 20 anos. São atletas que participam de campeonatos paulista, brasileiro e internacionais, por isso as modalidades coletivas são os nossos principais destaques. Também temos o pessoal do atletismo, da natação, das lutas”, conclui.

Sem contar a anfitriã Rio Preto, com 538, mas que não concentra seus representantes em um só lugar, Santos tem a segunda maior delegação dos Jogos Abertos com 497 pessoas, concentradas na escola Bento Abelaira Gomez. Os santistas buscam quebrar a sequência de dois vice-campeonatos consecutivos e chegar ao título em Rio Preto.

Os santistas chegam reforçados pelos destaques do ciclista João Vitor da Silva, que já tem vaga garantida para o Pan-Americano de Santiago neste ano, e das Sereias da Vila no futebol feminino.

“Os Jogos Abertos não é só você ter boas equipes e vir com os melhores, é uma somatória de um conjunto de coisas, mas nossa expectativa nesse ano é ficar entre os três”, ressalta Paulo Cantarino, chefe de delegação de Santos.

Casa de grandes revelações do esporte olímpico como os irmãos ginastas Diego e Daniele Hypólito, e do mesa-tenista Hugo Oyama, São Bernardo do Campo terá 216 pessoas em sua delegação na escola Michel Pedro Sowaia e participará em 14 modalidades.

“Esperamos chegar entre os cinco primeiros, mas é difícil prever porque nos Abertos todas as modalidades são bem competitivas. Temos uma boa expectativa no nosso handebol, no futebol, no vôlei e no basquete, além da ginástica rítmica, ginástica artística e o atletismo, que chegam com condições de disputar medalhas”, diz Renato Moreira da Silva, coordenador de alojamento são-bernardense.

Instalada na escola José Felício Miziara, Araçatuba vem a Rio Preto com 300 pessoas em sua delegação para disputar 19 modalidades nos Jogos Abertos.

Campeão brasileiro sub-18 de arremesso por peso, Alessandro Borges Soares disputará a prova do supino para a cidade e é considerado um dos destaques da delegação.

“Além do Alessandro, temos o tênis masculino sub-21, que foi campeão no ano passado, o vôlei masculino, o judô, o karatê, o tênis de mesa, a ginástica, o ciclismo e o supino como grandes destaques”, afirma Sérgio Kobbi dos Santos, assistente de chefia de Araçatuba.

Representada pelo Magnus Futsal, atual campeão paulista e ex-time do craque Falcão, Sorocaba vem para a disputa dos Jogos Abertos apostando nas modalidades coletivas do vôlei feminino, basquete masculino e handebol masculino e feminino.

“Teremos 450 pessoas em nossa delegação. Nossa ideia é pontuar em todas as modalidades e brigar para ficar no geral entre os três primeiros colocados”, conta Marcos Fernando, chefe de delegação de sorocabana, que está localizada na escola Cardeal Leme.

Com 410 pessoas na delegação e instalada na escola Justino Jerry Faria, a cidade de Pindamonhangaba traz para Rio Preto o reforço da corredora Ketiley Batista, que participou das Olimpíadas de Tóquio, em 2020, na prova dos 100m com barreiras.

Além da atleta olímpica, André Viezzi, gestor regional de Pindamonhangaba, confia em bons resultados das equipes de atletismo, futsal masculino e feminino, vôlei masculino sub-21, ginástica rítmica e artística.

“A gente vai brigar com os grandes, Santos, São José, o pessoal do ABC, queremos ficar entre os 10 primeiros colocados pelo menos”, diz Viezzi.

Abertura

A abertura oficial dos Jogos Abertos do Interior acontece na próxima quinta-feira, 5, a partir das 18h30, no Centro Regional de Eventos. Entre as atrações, já estão confirmadas as presenças da ex-atleta da seleção brasileira de vôlei, Virna, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atlanta 1996 e Sidney 2000, e da atleta rio-pretense Carol Gattaz, prata na última Olimpíada de Tóquio.

O encerramento do evento terá a apresentação do DJ Basim e várias surpresas.