Depois de seis meses, hidrovia Tietê-Paraná retoma navegação nesta terça-feira

Anúncio foi feito pelo Departamento Hidroviário do Estado de SP após paralisação em setembro de 2021 por falta de chuvas

Depois de seis meses, hidrovia Tietê-Paraná retoma navegação nesta terça-feira - Reprodução


​O Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo anunciou que a ​navegação na hidrovia Tietê-Paraná será retomada ​a partir desta terça-feira (15). A operação na hidrovia, um dos principais canais de escoamento de grãos do país, foi suspensa em setembro do ano passado por falta de chuvas.


O trecho da hidrovia mais afetado no rio Tietê foi o de Pedral de Nova Avanhandava, em Buritama​, na região de Araçatuba (SP)​. Porém, nas últimas semanas houve um aumento significativo no nível de chuvas e ajudou a recuperar os reservatórios regionais.

De acordo com nota da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, a retomada da operação vai impulsionar o agronegócio, pois é um dos principais meios de escoamento de grãos dos estados do Centro-Oeste para São P​​aulo, e de deslocamento de insumos do agro paulista.

"O impacto na logística representou aumento dos custos aos produtores, que tiveram de acessar outros modais, pressionando o gasto com frete. De acordo com a Confederação Nacional de Transporte (CNT), uma carga transportada por rio tem um frete 60% menor do que por caminhões, e 30% inferior do que o feito por trens, razão pela qual é o modal utilizado principalmente nas cargas de grande volume, como grãos e minério", explicou a secretaria.

O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros estimou perdas de aproximadamente R$ 3 bilhões quando as operações de transporte de cargas foram interrompidas por causa da estiagem em 2021. As projeções no ano passado eram de aumento de 10% a 15%, porém, de acordo com a secretaria, a pior escassez hídrica dos últimos 91 anos "pulverizou as expectativas de crescimento".

​“A reabertura da hidrovia é fundamental para o agro de São Paulo, e nos dá perspectivas ainda melhores para este ano. Em 2021, o valor da produção agropecuária aumentou 26% no nosso Estado, o que é um índice muito representativo. A nossa estimativa é que a reabertura da hidrovia fortaleça ainda mais o setor e possibilite mais produtividade”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges. Em São Paulo, os principais produtos transportados pela hidrovia são milho, cana de açúcar, soja e areia, respectivamente.

Em 2020, foram transportados no trecho paulista 2,1 milhões de toneladas de produtos como milho, soja, cana de açúcar e adubo. No ano anterior, antes da pandemia, a movimentação foi de 2,5 milhões de toneladas. O retorno acontecerá de forma gradual, com calado inicial de 2,4 metros, que será ampliado gradativamente até atingir 2,7 metros no fim do mês.

A Hidrovia Paraná-Tietê tem extensão de 2,4 mil quilômetros, dos quais 800 quilômetros no rio Tietê, abrange uma região de 76 milhões de hectares, conectando áreas de produção aos portos.