PRESSÃO ALTA
Deputado Valdomiro Lopes e prefeito de Nova Aliança batem boca durante evento; veja vídeo
Projeto de Regionalização da Saúde foi realizado nesta terça (11), no auditório da Famerp, em Rio Preto
O deputado estadual Valdomiro Lopes (PSD) discutiu com o prefeito de Nova Aliança, Jurandir Barbosa de Morais (PSDB), o Jura, durante o evento que discutia o projeto de Regionalização da Saúde e o panorama na Macrorregional de Rio Preto.
O evento foi realizado no auditório da Famerp, em São José do Rio Preto (SP), nesta terça-feira (11). Durante a fala de Valdomiro, que é médico, sobre os atendimentos de alta complexidade, ele foi interrompido por Jurandir.
"Os pequenos têm que estar em outros hospitais, mas nós temos os mesmos direitos de a alta complexidade ser atendida aqui (no Hospital de Base)", disse o prefeito de Nova Aliança.
Valdomiro rebateu e foi mais agressivo na resposta. "Mas eu não estou dizendo nada diferente. O senhor está completamente enganado. Aliás, eu conheço o senhor, prefeito, sei de que partido você é e sei qual é a 'sem-vergonhice' que você faz".
"Eu também te conheço muito bem", respondeu Jura, que foi contido em seguida por outros prefeitos e secretários de Saúde municipais, enquanto Valdomiro discursava.
Deputado Valdomiro Lopes e prefeito de Nova Aliança batem boca durante evento em Rio Preto; veja pic.twitter.com/P99mFVCPGd
— sbtinterior.com (@sbtnointerior) July 11, 2023
O objetivo do programa é a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento. Atualmente, os municípios aplicam até 40% do seu orçamento na saúde, mas, devido à falta de integração das unidades, muitas vezes o cidadão ainda não tem suas necessidades atendidas. O projeto prevê a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades regionais, efetivamente descentralizando o sistema de saúde.
O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems-SP e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre as instituições, para criar, manter e dinamizar redes permanentes entre os quadros funcionais e assegurar a cooperação entre eles.
As Macrorregiões que sediaram oficinas até o momento foram as de Bauru, Taubaté, Marília e Presidente Prudente. A próxima, da Macrorregião de Araçatuba, ocorrerá nesta semana, nos dias 13 e 14 de julho. No dia 5 deste mês, uma reunião preparatória conduzida pelo secretário Eleuses Paiva fez uma avaliação daquilo que já foi realizado pelas Oficinas e definiu os objetivos para os eventos futuros.
A Oficina da Regionalização da Saúde - Macrorregional de São José do Rio Preto é um evento realizado em dois dias. Nesta terça-feira (11), foram promovidos painéis sobre o Projeto de Regionalização, reuniões de diagnóstico da Assistência Primária à Saúde (APS) e apresentação dos problemas assistenciais e de acesso à saúde na região. Na quarta-feira (12), prosseguirão os trabalhos dos grupos para apresentar propostas e relatórios sobre as questões trabalhadas e reapresentação do cronograma de atividades do projeto.